m policial militar do Rio Grande do Norte morreu na noite desta terça-feira (28) em Campina Grande. De acordo com o comandante do Grupamento Especializado de Operações em Área de Caatinga (GEOsAC), major Wherick Lima, o PM foi socorrido para o hospital após passar mal durante um treinamento em uma piscina do curso de educação física no campus da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Inicialmente a polícia havia informado que a atividade ocorria em um clube no município de Pocinhos, no Agreste da Paraíba. O caso aconteceu por volta das 23h, no campus universitário em Bodocongó, quando o policial Pedro Enilson de Araújo, de 38 anos, estava dentro da piscina com outros policiais militares recebendo instruções de exercícios para aprimoramento do nado.
O comandante Wherick disse que, ao final do treinamento, na parte mais didática, o policial teria apresentado nervosismo para realizar um dos procedimentos.
Ainda segundo o comandante do GEOsAC, o instrutor do treinamento percebeu que Pedro Enísio não estava conseguindo fazer o exercício e forneceu uma bóia para que o policial pudesse ter apoio, mas o pm teria continuado com dificuldades. Em seguida, os outros policiais socorreram Pedro Enísio e levaram ele até a borda da piscina, onde já chegou desmaiado.
Ao ser retirado do local, os policiais militares fizeram os primeiros procedimentos em Pedro Enilson para tentar reanimá-lo, mas sem sucesso. O policial foi socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, que informou que ele já chegou morto à unidade de saúde.
O policial militar era da corporação do Rio Grande do Norte e fazia intercâmbio com o GEOsAC da Paraíba. Exames serão realizados para que seja descoberta a causa da morte.
O coronel Rodrigo Trigueiro, do batalhão de choque do Rio Grande do Norte, informou que o policial teve um mal súbito. O coronel teve acesso às imagens do treinamento e disse que no local havia toda estrutura para socorro. O policial pertence ao batalhão de choque do RN e estava no curso COSAC (Curso de Operações do Sertão em area de Caatinga).
NOTA DA UEPB
A UEPB emitiu nota onde confirma que o treinamento estava sendo realizado nas dependências do Departamento de Educação Física (DEF) do campus de Bodocongó, mas que não é responsável pela atividade ali desenvolvida. A nota ainda lamenta o ocorrido e se solidariza com os amigos e familiares do PM.
Confira:
Confirmamos que o curso de Operações e Sobrevivência em Área da Caatinda (COSAC/2018) do Grupamento Especializado de Operações em Área da Caatinga Sobrevivência em Áreas da Caatinga (GEOsAC), estava sendo realizado nas dependências do Departamento de Educação Física (DEF) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande, em atendimento à solicitação feita pela coordenação do COSAC, mediante ofício encaminhado à Chefia do DEF, pelo capitão Floristan Ferreira.
A coordenação do COSAC 2018 solicitou o espaço do DEF para o treinamento, no período de 28 de agosto a 20 de setembro, nas terças, quartas e quintas. A chefia do Departamento de Educação Física autorizou o uso do espaço, porém não sendo responsável pela atividade a ser desenvolvida, o que apenas cabe à coordenação do COSAC 2018.
Na noite desta terça-feira (28), o PM Pedro Enilson, de 38 anos, estava na piscina e passou mal. Foi imediatamente socorrido pelos colegas e levado para o Hospital de Urgência e Emergência Dom Luiz Gonzaga Fernandes Trauma, chegando lá, infelizmente, já sem vida. A informação repassada à equipe da UEPB é de que o PM não chegou a submergir na água. Assim que passou mal, seus colegas perceberam o problema e logo prestaram socorro, mas sem êxito.
A Administração Central da Universidade Estadual da Paraíba, especialmente em conjunto com a Chefia do Departamento de Educação Física, lamenta o ocorrido e se solidariza com os amigos e familiares do PM Pedro Enilson por tão prematura perda.
Att
Coordenadoria de Comunicação da UEPB
PB Agora com G1
Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia