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‘Ponte do Baralho’ entre Bayeux e João Pessoa está interditada há quase 20 anos

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Construída no início de 1840 e tombada como patrimônio histórico da Paraíba, a Ponte do Baralho, no bairro do mesmo nome em Bayeux, que por mais de 178 anos foi a principal interligação entre Bayeux e João Pessoa, completa 20 anos interditada para passagem de automóveis, caminhões e ônibus devido à elevada oxidação de sua estrutura de ferro, sendo somente permitida atualmente a circulação de pedestres e ciclistas, visto que com tráfego de veículos automotores, a estrutura da ponte poderia desmoronar.

Antes, todo o trânsito vindo do lado norte do Estado para João Pessoa tinha que passar pela Avenida Liberdade, que na época era conhecida como Rua Abdon Milanês, sendo sua continuidade a Ponte do Baralho, acessando posteriormente a Avenida Sanhauá, já em João Pessoa.

Segundo o IBGE, os dados sobre a população total do bairro do Baralho, em Bayeux (PB), eram de 2.344 no ano de 2010. Quanto aos anos anteriores, o IBGE não dispõe de dados, provavelmente porque a divisão por bairros do município só foi oficializada após o ano 2000.

“Nesta época, a Rua Abdon Milânes era conhecida como “Corredor da Morte”, devido ao alto número de acidentes. Em 1959, quando Bayeux se emancipou de Santa Rita, a Rua Abdon Milânes se tornou a Avenida Liberdade, remetendo à libertação do poder nazista da homônima cidade francesa”, diz o historiador José Octávio de Arruda Mello.

Na década de 70 do século passado a ponte recebeu uma cobertura em concreto para suportar a peso dos veículos, já que foi construída toda em aço inglês e madeira. “Foi a partir da Ponte do Baralho que o município de Bayeux nasceu. Com a ponte, mercadores começaram a atravessar os limites de João Pessoa e a formar um povoado que mais tarde se desenvolveu”, informou José Octávio.

A ponte do baralho Com a inauguração do Acesso Oeste, uma pequena rodovia duplicada que liga a BR-101 à Avenida Sanhauá, todo o fluxo oriundo do interior foi desviado para essa importante via. Já o trânsito oriundo de Bayeux para João Pessoa foi transferido para o viaduto Tancredo Neves.

Existiam três principais acessos ao centro da capital paraibana: a ponte do Baralho, a BR-230 e a Avenida Cruz das Armas. Para acessar o terminal Rodoviário Severino Camelo, as linhas rodoviárias, tanto as interestaduais, como as intermunicipais, acessavam a Avenida Liberdade e posteriormente a Ponte do Baralho, enfrentando o terrível trânsito da cidade de Bayeux. Com a interdição da ponte e a transferência do trânsito para novas vias, os motoristas enfim puderam transitar em ruas de tráfego bem mais tranquilo. Com a construção de uma nova ponte sobre o rio Sanhauá, a Ponte do Baralho ficou desativada e o bairro do Baralho ficou abandonado e esquecido.

PB Agora

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