A ponte da estrada que liga a cidade de Camalaú à BR-412, no Cariri da Paraíba, rompeu com a força das águas que saíram da barragem devido às chuvas do fim de semana. O trecho da estrada rompeu por volta do meio dia desta segunda-feira (9), e o reparo foi concluído nesta terça-feira (10), permitindo o trânsito dos moradores normalmente.
O reservatório teve a parede quebrada no ano passado, durante uma obra para agilizar a chegada das águas da Transposição do Rio São Francisco. Segundo os engenheiros responsáveis pela obra, a abertura foi feita para uma vazão de 9,5 metros cúbicos de água por segundo, mas com a chuva, essa vazão foi dez vezes maior. Em um dos trechos da obra, a lâmina d'água ficou cinco metros acima do normal.
A empresa executora das obras fez o reparo da estrada, instalou manilhas para facilitar a passagem da água e adiantou que chuvas podem atrasar o cronograma de reconstrução da parede e construção da comporta da barragem.
Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), o açude de Camalaú está com 26% da capacidade total. Os moradores de Camalaú comemoram a chuva, mas temem um novo rompimento. A água que sai do reservatório segue o curso do Rio Paraíba até chegar a barragem de Boqueirão.
Redação com G1