Categorias: Paraíba

População de João Pessoa dá adeus ao ex-prefeito Luciano Agra

PUBLICIDADE

 A população de João Pessoa foi às ruas na tarde desta quinta-feira (11) para dar adeus ao ex-prefeito Luciano Agra, que faleceu na noite desta quarta-feira (10). Após ser velado na Estação das Artes, no bairro do Altiplano, o corpo do ex-prefeito foi levado em cortejo pelas ruas da cidade, seguido por familiares, amigos e pelo povo da Capital. O enterro aconteceu por volta das 17h, no Cemitério Parque das Acácias, no José Américo.

Usando chapéu panamá, marca registrada de Luciano Agra, os familiares do ex-prefeito receberam conforto e apoio durante o velório. A irmã mais velha, Zélia Agra, agradeceu o carinho e afirmou que a intenção é deixar um legado para a cidade. “Tivemos a maior homenagem que poderia ser feita, que foi o batismo da Estação das Artes com o nome do meu irmão, e queremos ampliar isso, disponibilizando seu acervo artístico para o uso da população. Sabemos que esse seria seu desejo”, declarou.

Para o prefeito Luciano Cartaxo, a homenagem se justifica pelo carinho especial que Agra demonstrou pela obra enquanto gestor. “Ele sempre foi um apaixonado por João Pessoa, Um cidadão sensível, simples e um urbanista que nos deixou muito aprendizado e um grande legado de trabalho para o povo e para a cidade”, afirmou.

O corpo chegou à Estação das Artes por volta das 7h30 da manhã, e permaneceu no local até às 15h, quando foi iniciado o cortejo, que percorreu várias avenidas até chegar ao Parque das Acácias, onde os presentes participaram de uma celebração cristã ministrada pelo arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, e pelo pastor Estevão Fernandes.

De acordo com Dom Aldo, a morte de Agra representou a perda física de um amigo. “Ele era um humanista. Sua grande ocupação foi abrir espaço para a convivência humana”, declarou. Para o pastor Estevão, o ex-prefeito era um grande professor. “Assim como Agra sempre nos ensinava alguma coisa, sua morte também nos ensina sobre a efemeridade da vida, e como não podemos postergar um ábaco ou um sorriso”, afirmou.

Presentes – Desde cedo, diversas autoridades estiveram presentes para se despedir do ex-prefeito Luciano Agra, como o governador Ricardo Coutinho, o senador Cássio Cunha Lima, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários e ex-secretários da gestão municipal.

O vice-prefeito Nonato Bandeira afirmou que Agra era um político diferente pelo fato de não ser um político, na verdade. “Era um homem que falava com a alma, com o coração. Uma pessoa de gestos surpreendentes. A Paraíba perde um grande cidadão”, declarou.

Muitos populares também fizeram questão de ir até o Parque das Acácias, como a aposentada Jarina Almeida. “É um momento de minha tristeza, mas vim porque queria vê-lo pela última vez, Agra sempre foi muito bom, sempre tratou a todos com muita dignidade. Vai deixar saudades”, afirmou.

A vendedora Maria das Graças Ramos também foi ao enterro. “Todo mundo sempre reconheceu Agra como um bom prefeito e como uma boa pessoa também. Então agora esperamos que ele parta em paz e que deixe bons ensinamentos”.

História – Luciano Agra nasceu nem 25 de janeiro de 1952, na cidade de Campina Grande e formou-se em Arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele chegou à Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) como arquiteto e depois assumiu a titularidade da Secretaria do Planejamento.

Em 2008, foi eleito vice-prefeito para a gestão 2009-2012, mas acabou assumindo a Prefeitura no primeiro semestre de 2011, devido ao desligamento do então prefeito Ricardo Coutinho. Agra faleceu às 22h15 desta quarta-feira (10) vítima de complicações decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) Hemorrágico.



Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

DataVox acerta resultados de eleições da OAB-PB e OAB-DF em pesquisas internas e consolida credibilidade

O Instituto de pesquisa DataVox mais uma demonstrou precisão ao acertar os resultados das eleições…

19 de novembro de 2024

ALPB define eleição da Mesa Diretora para a próxima terça; prazo para inscrever chapas já está aberto

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já se prepara para a próxima eleição da Mesa…

19 de novembro de 2024

Hervázio garante Cícero na chapa majoritária governista em 2026: “Só não estará se ele não quiser”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) fez uma declaração que pode ter um grande impacto…

19 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB aposta em ‘fator Aguinaldo Ribeiro’ para dissuadir “queixosos” de abandonar base aliada

O líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Chico Mendes (PSB), demonstrou confiança…

19 de novembro de 2024

Harrison Targino é reeleito presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba para o triênio 2025-2027

O atual presidente da Ordem dos Advogados do Brasil- Seccional Paraíba (OAB-PB), Harrison Targino, foi reeleito…

19 de novembro de 2024

Plano para matar Lula só não ocorreu por detalhe, diz ministro Paulo Pimenta

Ao comentar a operação deflagrada nesta terça-feira (19) pela Polícia Federal (PF), o ministro da…

19 de novembro de 2024