A Prefeitura de Patos, cidade com a terceira maior população da Paraíba no Sertão, publicou nesta quinta-feira (19) um decreto que estabelece situação de emergência no município por conta da pandemia do coronavírus. O decreto 008/2020, assinado pelo prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB), determina, entre outros dispositivos, a dispensa de licitação para aquisição de bens e serviços destinados ao enfrentamento da emergência.
Ainda de acordo com o decreto, a Secretaria Municipal de Saúde de Patos, por meio do SAMU que atende a cidade, vai disponibilizar linhas telefônicas exclusivas, atendidas por médicos, para orientar a população de Patos, diante de quadros com sintomas gripais.
Como medidas individuais, a prefeitura recomendou que pacientes com sintomas respiratórios fiquem restritos ao domicílio e que pessoas idosas e pacientes de doenças crônicas evitem sua circulação em ambientes com aglomeração de pessoas.
A prefeitura suspendeu os atendimentos no Centro de Especialidades Frei Damião, remanejando os profissionais que trabalham no centro para auxiliar no atendimento às Unidades Básicas de Saúde. No entanto, permanecem em funcionamento: Laboratório Municipal, Unidade de Pronto Atendimento Maria Marques, a Unidade de Pronto Atendimento Otávio Pires Lacerda e o Serviço Móvel de Urgência – SAMU 192.
Como medidas administrativas ficam suspensas nos órgãos da administração pública direta e indireta do Município, autarquias e fundação municipal, até nova reavaliação da situação epidemiológica do município.
Com informações do G1
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…
Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…