Em mais uma semana de agenda intensa em Brasília, o deputado federal e líder da Maioria na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (Progressistas) participou de uma reunião com os demais deputados federais paraibanos e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, no Ministério do Desenvolvimento Regional, para batalhar os recursos para a segunda fase da obra de contenção da Barreira do Cabo Branco.
O parlamentar paraibano reforçou a luta pela preservação da referida barreira, localizada no ponto mais oriental das Américas e destacou as articulações que tem feito, junto ao governo federal, na busca de realizar, com urgência, o projeto de contenção do deslizamento que acomete o cartão postal pessoense.
“O ministro Gustavo Canuto se comprometeu a levar o projeto para o presidente Bolsonaro para que os recursos sejam destinados com urgência, já que o nosso cartão postal corre sérios riscos. Precisamos lutar para preservar um dos nossos mais importantes patrimônios” pontuou.
Por sua vez o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo destacou o apoio que obteve em Brasília e revelou que com a ajuda da bancada paraibana acredita que já na próxima semana o presidente Jair Bolsonaro autorize a liberação de recursos para as obras na falésia.
“Com o apoio de nossos deputados federais, acreditamos que na próxima semana o projeto estará sendo autorizado pelo presidente. Nossa expectativa é de iniciarmos o quanto antes esta nova etapa da obra”, afirmou.
O projeto de proteção da Barreira está orçado em R$ 65 milhões e está dividido em três etapas, que consistem no enrocamento – colocação de rochas no sopé da barreira, para evitar que o mar continue atingindo a falésia, provocando sua erosão -, a fase de engorda da área de praia e, por fim, a construção de gabiões marinhos intercalados com a linha de corais existentes no local. Gabião é um tipo de muro de arrimo utilizado para estabilizar encostas e taludes.
Assessoria