Categorias: Paraíba

Por unanimidade, Câmara de CG reconhece AMA como instituição de utilidade pública

PUBLICIDADE

A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou no início da tarde desta quinta-feira (18) Projeto de Lei de autoria dos vereadores Sargento Régis e Pimentel Filho reconhecendo o projeto AMA – Amigos do Autista, do Instituto Brenda Pinheiro – IBP de Campina Grande como uma instituição de utilidade pública. A matéria foi aprovada por unanimidade.

O projeto foi aprovado em bloco, junto com outras proposituras, após análise por parte dos parlamentares presentes à sessão. Durante a análise, os vereadores decidiram pela aprovação da matéria considerando a relevância do trabalho desenvolvido pela AMA, no tratamento de crianças inseridas no chamado Transtorno do Espectro Autista e a necessidade de ampliação desse atendimento, beneficiando crianças carentes de Campina Grande.

Como a sessão desta quinta-feira foi a penúltima do ano – mas a última para apreciação de matérias, excetuando-se a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO – os vereadores se desdobraram para votar todos os projetos que estavam pendentes. Dentre eles, o da AMA. A sessão final do exercício de 2014, quando será votada apenas a LDO, está marcada para a próxima terça-feira (23).

Diretores a AMA, a exemplo de Élio Penteado, Carlos Magno e Adriana Macedo participaram da sessão e comemoraram a aprovação. Eles agradeceram a iniciativa de Sargento Régis e Pimentel Filho e a decisão dos demais parlamentares presentes à sessão de aprovar a iniciativa, de forma unânime.

AMA – A AMA é uma entidade ligada ao instituto Brenda Pinheiro – IBP que desenvolve atividades no tratamento de crianças classificadas dentro do transtorno do espectro autista, através dos métodos TEACH, ABA e PEC’S, que são métodos utilizados em todo o mundo, com comprovação científica de eficácia. Na Paraíba existem apenas duas AMAs, uma instalada em João Pessoa e a outra em Campina Grande.

Eis algumas características das crianças autistas: dificuldade de relacionamento com outras crianças; ausência ou atraso de fala ou de linguagem; riso inapropriado; pouco ou nenhum contato visual; aparente insensibilidade à dor; perceptível hiperatividade ou extrema inatividade; rotação de objetos; ausência de resposta aos métodos normais de ensino; insistência em repetição; resistência em mudança de rotina; não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo), dentre outras.



Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024