Categorias: Paraíba

Praias de João Pessoa mantêm boas condições de balneabilidade nos meses de dezembro e janeiro

PUBLICIDADE

A cidade de João Pessoa, conhecida por suas belezas naturais e que se tornou um dos destinos preferidos de turistas de diversas partes do mundo, mantém uma orla marítima livre do lançamento constante de esgotos clandestinos. Segundo o levantamento de balneabilidade realizado semanalmente pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), a capital paraibana teve mais de 90% dos pontos de monitoramento regular apontando condições perfeitas de balneabilidade das praias nas últimas seis semanas (2 de dezembro a 10 de janeiro).

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welison Silveira, esse resultado reflete um esforço coletivo da Prefeitura com demais órgãos do Estado. “A Operação Praia Limpa tem atuado todos os dias, identificando os problemas, notificando e multando os responsáveis. Também atuamos preventivamente, no momento do licenciamento ambiental, quando orientamos os empreendedores com relação às normas ambientais, evitando problemas futuros”, destacou.

A melhoria no controle se deve ao investimento em tecnologia por parte da Prefeitura de João Pessoa na identificação de locais com lançamento irregular de esgotos na rede pluvial da cidade. O secretário de Infraestrutura, Rubens Falcão, destaca a ação preventiva como fundamental, com a utilização da melhor tecnologia que há no Brasil. “Desenvolvemos um trabalho em conjunto com a Cagepa, para cruzar as informações e trabalhar de forma integrada na defesa do nosso meio ambiente e da qualidade do nosso mar”, comentou.

A Prefeitura de João Pessoa trabalha diariamente na manutenção da cidade e para auxiliar nesses serviços utiliza mecanismos de tecnologia, como o uso de robôs e caminhões equipados. O investimento da gestão municipal nessa área foi na ordem de R$ 14 milhões.

A Seinfra realiza a manutenção da rede de drenagem diariamente em diversos pontos da cidade e com a ajuda de seis caminhões hidrojato de alta pressão, conseguem executar com mais rapidez o serviço de limpeza e desobstrução de galerias e também com a auxílio de dois robôs, fazer a identificação de ligações clandestinas de esgoto, bem como de problemas na rede, como vazamentos e fissuras.

Serviço – A população pode solicitar os serviços de manutenção das galerias por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Pelo aplicativo, é possível solicitar e acompanhar o pedido. Além da manutenção de galerias, também pode ser solicitado serviços de tapa-buraco, terraplenagem e iluminação pública.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fecomércio RJ celebra inclusão do Tax Free proposto por Veneziano quando deputado na reforma tributária

A Fecomércio RJ celebrou ontem (16), a sanção do presidente Lula para implementação do Tax…

17 de janeiro de 2025

CG: Bruno nomeia Ronaldo Cunha Lima Neto como secretário de Esportes

O Semanário Oficial do Município, em separata, traz em sua edição desta quinta-feira, 16, a…

17 de janeiro de 2025

Helicóptero cai em Caieiras com 4 pessoas; piloto e criança são resgatados

Mais uma acidente aéreo no Brasil. Um helicóptero caiu na noite de ontem, quinta-feira, (16/01),…

17 de janeiro de 2025

Flamengo empata com o Madureira e segue sem vencer no Campeonato Carioca

Foi uma partida fraca tecnicamente e sem grandes emoções. Jogando com um time B, o…

17 de janeiro de 2025

Açude de Boqueirão continua a receber novas recargas de água; veja o atual volume

 As fortes chuvas que ciaram e algumas regiões do estado da Paraíba, nos últimos dias,…

17 de janeiro de 2025

Câmara cogita aumentar número de deputados para atender decisão do STF; entenda como a Paraíba seria prejudicada

Integrantes da Câmara dos Deputados cogitam aumentar o número de deputados na Casa, reduzir a…

17 de janeiro de 2025