Postos de combustíveis que ainda não dispõem de calibradores de pneus têm até o próximo dia 5 para instalarem o equipamento. Segundo o secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), Helton Renê, em caso de descumprimento, os postos serão penalizados com multa de um quarto do salário mínimo vigente no país, com sua cobrança sendo dobrada a cada reincidência, como está especificada na Lei Estadual 10816/2016, além das sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Em João Pessoa existem 102 postos de combustíveis e desse total, 19 foram notificados para que se adequem à lei estadual que prevê a obrigatoriedade de calibrador de pneus nestes estabelecimentos. Além da falta do equipamento, a fiscalização do Procon-JP encontrou cobrança indevida pelo uso e localização de difícil acesso.
A lei prevê que o equipamento deve estar em perfeitas condições de uso e em local de fácil acesso, sendo disponibilizado de forma gratuita. O titular do Procon-JP informou ainda que todos os postos de combustíveis em atividade na Capital foram visitados. “Grande parte deles já dispõe do calibrador de pneus e, agora, com a fiscalização do Procon-JP, todos deverão se regularizar, sob pena de multas administrativas e outras sanções”.
Redação
Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos para permitir a continuidade do uso…
Expectativa, sonho e realização. Uma noite de celebração e o cinema como instrumento de transformação…
A Prefeitura de João Pessoa realiza o pagamento dos salários dos servidores referente a este…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…