O preço da tarifa de trens da Grande João Pessoa passa a ser R$ 0,50 a partir desta quinta-feira (22). O novo valor foi confirmado pela assessoria da CBTU, em João Pessoa, e foi imposto após uma decisão divulgada pela Justiça Federal na última terça-feira (20), pela juíza da 15ª Vara Federal Maria Edna Fagundes Veloso, de Minas Gerais, que voltou a suspender o aumento da passagem do metrô em Belo Horizonte e ampliou a medida para quatro capitais do Nordeste, entre elas João Pessoa, Maceió, Natal e Recife.
A Ação Civil Pública pede à Justiça para revogar as resoluções do Diretor Presidente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) que em maio aumentaram as passagens em 100% em João Pessoa.
A juíza marcou para o dia 23 de janeiro uma audiência de conciliação com a CBTU, e também fixou multa diária de R$ 100 mil caso a determinação seja descumprida. A CBTU é uma empresa federal que opera os serviços de trens urbanos nestas cinco capitais.
A CBTU em João Pessoa disse em nota que o aumento do mês de maio buscou a “recomposição de perdas inflancionárias”. A Campanhia disse também que tentaria reverter a decisão da justiça de Minas Gerais, no entanto, não houve êxito.
Redação com G1
Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000