Prefeito Cícero projeta entrega do Conventinho até dezembro com nova função para o Centro Histórico de JP

PUBLICIDADE

O prédio do antigo Conventinho, no Centro Histórico de João Pessoa, está sendo transformado em um equipamento para exposição de artes, atividades culturais, educativas e abrigará também a Biblioteca Municipal. Nesta terça-feira (10), durante inspeção às obras no local, o prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena, disse que o novo prédio será entregue até o final do ano e terá papel preponderante na retomada do desenvolvimento da região central da Capital no tocante à educação e ao turismo.

“Nossa gestão valoriza a cultura, a luta e a história de todo o povo paraibano. Por isso, estamos revitalizando o Conventinho. O espaço contará com a Biblioteca Pública Municipal, salas de exposições e de dança, anfiteatro e muito mais. A obra, realizada em parceria com o IPHAN, está em processo de finalização, e antes do final do ano teremos mais esse espaço para a prática cultural, que mantém viva a essência da nossa gente”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito destacou outras ações da prefeitura que já estão em curso para impactar o Centro Histórico e que tem relação com a nova função dada ao Conventinho. Em parceria com o Governo do Estado, o programa Viva o Centro está concedendo isenção fiscal e redução de tributos para incentivar a ocupação na região no âmbito do comércio. Em outra frente, na habitação, estão aprovados projetos para a construção de dois residenciais – um na antiga Proserv e outro onde hoje é o Edifício das Nações Unidas, no Ponto de Cem Réis.

Já o edifício onde funcionou a Prefeitura (rua Cândido Pessoa), será a sede da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania, que abrigará a Guarda Civil Metropolitana. Por fim, na antiga fábrica Matarazzo, a Prefeitura vai construir um polo  audiovisual para o fomento à indústria do cinema, formando mão de obra especializada e a criação de produções locais.

Conventinho transformado – O projeto desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento (Seplan) e de Infraestrutura (Seinfra) passou pela aprovação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além da Biblioteca Municipal, contará também com a Escola de Artes Municipal, contemplando as várias expressões artísticas, como teatro, plásticas, dança e música. Serão salas equipadas e preparadas para o desenvolvimento de aulas que capacitem os alunos artisticamente e sejam um complemento à sala de aula para os estudantes da rede de ensino municipal.

Há ainda espaço para apresentações, exposições e de convivência com praças e pátios internos, anfiteatro externo, auditório e galerias de arte, fomentando o ambiente propício às interações artísticas e seu desenvolvimento.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Operação Soteria prende seis pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico na PB

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 7ª Delegacia Seccional de Polícia Civil (DSPC)…

16 de abril de 2025

Acidente entre caminhão e carreta, na Grande João Pessoa, deixa uma pessoa ferida

Uma colisão entre um caminhão que bateu na traseira de uma carreta no fim da…

16 de abril de 2025

Justiça condena três pessoas por envolvimento em esquema bilionário na Braiscompany

A Justiça condenou mais três envolvidos no caso Braiscompany, a penas que somam mais de…

16 de abril de 2025

Valor dos ingressos da partida entre Botafogo-PB e Flamengo, no Almeidão, em João Pessoa, pode custar até R$ 300

O valor dos ingressos na partida entre Botafogo-PB e Flamengo, válida pela 3ª fase da…

16 de abril de 2025

Mulher e filhos são resgatados após 12 anos em cárcere privado na PB

Um homem foi preso na manhã de ontem, terça-feira (15), no município de Santa Rita,…

16 de abril de 2025

Galdino lembra dispensa de sabatina para indicado do ARPB ao defender legitimidade da indicação da sua filha para o TCE

 Em entrevista ontem (15), o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), comentou…

16 de abril de 2025