Categorias: Paraíba

Prefeito de Alhandra tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral

PUBLICIDADE

O juiz eleitoral Antônio Eimar de Lima, responsável pela 72ª Zona Eleitoral na cidade de Alhandra, na Paraíba, acatou a representação formulada pelo diretório municipal do PSOL na cidade de Alhandra, pelo Ministério Público Eleitoral e pela coligação Plantando Esperança, integrada pelos partidos PL, PP e MDP e decidiu, em sentença publicada neste sábado (24),  indeferir o registro de candidatura do atual prefeito Renato Mendes Leite, do Democratas, que tentava pleitear a reeleição no município.

A representação argui a inelegibilidade do gestor por conta de condenação criminal por porte ilegal de arma; por improbidade administrativa e por reprovação de contas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/PB).

Segundo o Ministério Público Eleitoral, Mendes está inelegível em face de condenação em Ação de Improbidade Administrativa que tramitou na Comarca de Alhandra, tombada sob nº 0001209-87.2013.8.15.0411 na qual foi condenado em segunda instância por ato de improbidade que importou em lesão ao erário, tendo seus direitos políticos suspensos, enquadrando-se no art. 1º, inc. I, alínea “L” da Lei Complementar nº 64/90, com a redação da (LC 135/2010).

Já a Coligação “Plantando Esperança” ressalta que há impugnação nas mesmas razões apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral quanto à desaprovação por parte do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba das contas relativas ao Convênio 020/11 celebrado com a Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba.

Na decisão, o juiz ressalta que está demonstrada, a todas as luzes, a inelegibilidade do pretenso candidato Renato Mendes Leite e, por isso, não há outro desiderato, senão, o indeferimento do Requerimento de Registro de Candidatura do gestor para as eleições municipais de 2020.

Diz a decisão: POSTO ISSO, com fundamento no art. 1º, inc. I, alíneas “g” e “l”, da Lei nº 64/90 c/c art. 46 da Resolução TSE nº 23.609 de 18 de dezembro de 2019, e demais normas atinentes à espécie, julga-se parcialmente PROCEDENTE as impugnações formuladas para, em consequência, INDEFERIR o Requerimento de Registro de Candidatura de Renato Mendes Leite.

VEJA DECISÃO NA ÍNTEGRA 

RENATO MENDEDES – INDEFERIMENTO ALHANDRA

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

ALPB realiza hoje eleição para a mesa diretora com chapa única liderada por Galdino

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realiza, nesta terça-feira (26), a eleição para a mesa…

26 de novembro de 2024

Secitec, UFPB, AMIDI, API e Sindjor anunciam Simpósio Nacional sobre Mídia, Inteligência Artificial e Desinformação no sábado

Confirmado: a articulação em torno do Laboratório ALUMIA- como referência de checagem de informação está…

26 de novembro de 2024

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024