O Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, decretou nesta quarta-feira (4) situação de emergência em todo o município de João Pessoa em virtude das fortes chuvas registradas na Capital durante a terça-feira (3) e quarta-feira (4).
O decreto foi publicado em caráter especial na edição virtual do semanário da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). As chuvas atingiram as 31 áreas de risco da cidade, fazendo com o Prefeito decretasse emergência para que haja ações de reparo aos danos humanos e materiais em toda a Capital.
Com a publicação do decreto, está autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a supervisão da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compedec). Os trabalhos terão como objetivo ações imediatas de reconstrução às áreas atingidas. O decreto da situação de emergência possibilitará que a PMJP solicite ajuda financeira do Governo Federal.
O texto do decreto traz a autorização para se convocar voluntários, cuja função será reforçar as ações emergências. Dentre as ações previstas para os voluntários estão realizações de campanhas de arrecadação de utensílios materiais junto à comunidade.
Com a situação de emergência decretada, fica autorizada as autoridades administrativas e os agentes de Defesa Civil, diretamente responsáveis pelas ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a penetrar nas casas, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação; usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público.
Apenas um trecho da Capital paraibana continua interditado por causa das fortes chuvas que caíram nas últimas horas: o final da avenida Beira Rio, nos dois sentidos. A situação piorou na tarde desta quarta-feira (04), por conta de um vazamento de uma tubulação, à altura do Sindicato dos Bancários.
Segundo informações da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), os motoristas que se arriscam a passar pelo local estão tendo seus veículos rebocados. A orientação é que os motoristas evitem o trecho. O trânsito está sendo desviado para a avenida Epitácio Pessoa, pela Rua do Rio, que sai na lateral do supermercado Pão de Açúcar.
Abrigo – Devido as enchentes, um Ginásio de escola abriga moradores de áreas alagadas de João Pessoa. Segundo levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social de João Pessoa (Sedes), 20 famílias estão instaladas na escola devido à enchente no bairro São José após as 16 horas de chuvas intensas que atingiram o Litoral paraibano da terça (3) para a quarta-feira. Chuvas que, conforme a Agência Executiva de Gestão de Águas do Estado da Paraíba (Aesa), superaram em dois dias cerca 178% do volume previsto para todo o mês na capital.
Redação com portalcorreio