Categorias: Paraíba

Prefeito é indiciado e secretário é preso em operação do MPPB

PUBLICIDADE

O secretário de Finanças do município de Tavares foi preso e seu irmão, o prefeito Aílton Suassuna (MDB), foi indiciado durante Operação República, realizada na última quarta-feira (14). Eles são acusados de ter cobrado propina como condição para o pagamento pela aquisição de dois veículos pela administração municipal.

A denúncia foi formulada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e autorizada pelo desembargador Arnóbio Alves Teodósio com base em investigação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). De acordo com o órgão, uma operação controlada foi montada após denúncia formulada pelo dono da concessionária e, desta forma, foi possível obter o flagrante. A ação, batizada de Operação República, contou com participação também da Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (Deccor).

O proprietário de uma rede de concessionárias do Sertão revelou que venceu uma licitação e que no dia em que foi divulgado o resultado do certame, um funcionário da empesa dele, teria sido procurado pelo prefeito. Ainda de acordo com a denúncia, o gestor do município, pessoalmente, teria pedido o pagamento de propina para “facilitar” o pagamento. O funcionário teria dito ao prefeito que a empresa não trabalhava com o pagamento de vantagens, assim, segundo o delator, o gestor teria pedido o contato do dono da concessionária.

Segundo o MPPB, mensagens teriam sido enviadas pelo prefeito ao empresário através de um aplicativo sugerindo um encontro. Quem compareceu ao encontro não foi o prefeito, mas sim o secretário de Finanças, Michael Suassuna, irmão do gestor. Após a negociação de R$ 2 mil em propina, revela a investigação, Suassuna teria liberado o pagamento das faturas referentes à compra dos carros.

O secretário de Finanças foi preso em flagrante, após o recebimento do dinheiro pago pelo empresário, em Patos. Entre as acusações que pesam contra os dois estão crimes de responsabilidade de prefeito municipal, peculato, concussão, corrupção passiva e organização criminosa.

 

PB Agora

 

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024