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Prefeito lança plataforma digital para mapeamento e gestão da cultura

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 A partir desta quarta-feira (16), João Pessoa vai integrar uma rede de municípios e estados brasileiros que usam as novas tecnologias de informação e comunicação para mapear e gerir a cultura. Em parceria com o Instituto TIM, a Capital paraibana lança o ‘JP Cultura’, uma plataforma colaborativa que reúne informações sobre eventos, agentes, projetos e espaços culturais do município.

A plataforma será apresentada pelo prefeito Luciano Cartaxo, às 16h, no auditório do Paço Municipal (na Praça Pedro Américo, 70, 2º andar). A solenidade contará com a presença do presidente do Instituto TIM, Manoel Horácio.

Com o ‘JP Cultura’, a gestão municipal se abre para uma atualização de seus instrumentos de participação social. “Esta ferramenta é fundamental não só por dimensionar a produção artística da Capital, como também por conceder protagonismo aos seus agentes e subsidiar o planejamento de políticas públicas futuras nesta área – incluindo onde elas devem se fazer mais presentes”, destaca o prefeito Luciano Cartaxo. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é o órgão que administra localmente a plataforma.

“Esta plataforma cultural insere João Pessoa nas novas tecnologias da informação. A cidade possui vários equipamentos culturais, bem como um vasto patrimônio histórico, sem contar a diversidade de suas manifestações culturais nas mais diversas linguagens. Desta maneira, o JP Cultura vai facilitar, não só ao pessoense, mas tambem ao turista, um fácil acesso à informação cultural atualizada”, ressalta o diretor-executivo da Funjope, Maurício Burity.

O ‘JP Cultura’ é uma instalação do software livre Mapas Culturais, desenvolvido pelo Instituto TIM, e que já está em uso na cidade de São Paulo e em estados como Ceará e Rio Grande do Sul. Qualquer artista, produtor ou ativista cultural pode inserir informações, fotos e vídeos do seu evento ou projeto na plataforma, que também é alimentada pelo poder público com informações oficiais sobre equipamentos e eventos culturais. Assim, a cidade ganha uma agenda cultural e uma lista de espaços, agentes e projetos distribuída territorialmente no mapa. O link de acesso à ferramenta já está no ar pelo endereço http://jpcultura.joaopessoa.pb.gov.br/.

O sistema ainda apresenta outras funcionalidades, como a realização de editais e a publicação de fotos e vídeos nos perfis de espaços, agentes e eventos, o que possibilita a construção de uma memória da cultura de João Pessoa. “Neste ano, o Instituto TIM comemora dois anos de atuação. Para nós, é uma honra celebrar este aniversário com o lançamento do JP Cultura. Soluções como os Mapas Culturais contribuem para a gestão pública, mas sabemos que elas dependem de pessoas comprometidas em tornar concretas as possibilidades que a tecnologia apresenta”, afirma Manoel Horacio, presidente do Instituto TIM.

Mapas Culturais – O ‘JP Cultura’ foi desenvolvido para fortalecer os Planos Nacional, Estaduais e Municipais da Cultura, alinhado às diretrizes do Sistema Nacional Informações e Indicadores Culturais (Sniic), do Ministério da Cultura e da Lei de Acesso à Informação. Por se tratar de um software livre, qualquer governo, coletivo ou instituição pode realizar, de forma autônoma, a instalação.

A primeira cidade a adotar a plataforma foi São Paulo (SP Cultura). Atualmente, os Mapas Culturais também estão em operação nos estados do Ceará (Mapa Cultural do Ceará), Tocantins (Mapa Cultural do Tocantins) e do Rio Grande do Sul (Cultura RS), e nos municípios de Sobral-CE (Sobral Cultura), Blumenau-SC (Blumenau Mais Cultura) e São José dos Campos-SP (Lugares da Cultura). Está em fase de implantação no Distrito Federal, no estado de São Paulo e nos municípios de Belo Horizonte (MG) e Santo André (SP). Até o momento, os projetos do Instituto TIM já envolveram 300 mil pessoas em mais de 300 municípios brasileiros.

 

Secom-JP

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