Prefeito Veneziano Vital firma convênio para instalação do CITTA de Campina Grande
Campina vai ganhar o CITTA – Centro de Inovação Tecnológica Telmo Araújo. Para tanto, acontecerá nesta sexta-feira, 16, a partir das 9h, na Fundação Parque Tecnológico (Paqtc) – a solenidade de assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a PMCG para a reforma do imóvel destinado a área administrativa onde ficará instalado o futuro centro, no bairro de Bodocongó.
O prefeito Veneziano Vital estará presente para firmar o convênio, que vai concretizar um velho sonho da comunidade científica, que viveu durante anos a incerteza da implantação do CITTA em virtude das pendências judiciais existentes sobre o imóvel, o qual foi viabilizado graças à gestão do Prefeito Veneziano que em 2010 resolveu os entraves jurídicos gravíssimos que existiam sobre o terreno e já perduravam há quase três anos.
O futuro Centro vai incentivar a implantação, no território do Município de Campina Grande, de empresas de base tecnológica de pequeno, médio e grande porte, garantindo-se a política de empreendedorismo tecnológico para o Estado da Paraíba.
Foi o prefeito Veneziano Vital quem autorizou a realização de todos os gastos necessários para desentravar juridicamente o terreno, inclusive as despesas com a regularização cartorária. Além disso, a PMCG bancou o projeto arquitetônico da sede administrativa do CITTA.
Ao Governo do Estado caberá a reforma da sede administrativa, ficando todo restante da estrutura para ser feita com os recursos das próprias empresas de base tecnológica que futuramente se instalarão no CITTA.
O CITTA será gerido por uma Organização Social que será fundada e cuja formatação se dará, obrigatoriamente, de forma consensual dentro do Conselho Gestor Provisório, criado no Protocolo de Intenções. Participaram desta organização, segundo o secretário Executivo, Hermano Nepomuceno, as Universidades Federal de Campina Grande e Estadual da Paraíba, FIEP, ACCG, Governo do Estado, PMCG e PaqTc-PB.
A SEPLAN prestará todo o apoio necessário, disponibilizando o projeto arquitetônico já elaborado em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico, além da assessoria jurídica necessária através da Procuradoria Geral. Os trabalhos iniciais de recuperação do prédio onde deverá funcionar o CITTA estão orçados em quase R$ 800 mil, conforme trabalho desenvolvido pela equipe de arquitetura da PMCG.
Segundo o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Emir Candeia, a Prefeitura de Campina Grande sempre demonstrou a sua agilidade na operacionalização do CITTA, desde a fase de desentrave jurídico, do levantamento e elaboração de projetos arquitetônicos, nova estrutura viária, bem como na solução de quaisquer empecilhos que pudessem dificultar a formação do futuro, cuja meta será impulsionar o progresso científico e tecnológico na cidade.
O prefeito Veneziano ressaltou que foram quase três anos de pendências jurídicas sobre o imóvel do Centro de Inovação, que finalmente foi desembaraçado pela Prefeitura, a partir do momento em que o Município passou a ter legitimidade para ingressar medidas judiciais, enquanto proprietário do imóvel.
Ascom