A Paraíba o tempo todo  |

Prefeitura abre espaço no Maior São João do Mundo para as quadrilhas juninas escolares

A edição 2015 d’O Maior São João do Mundo tem como foco resgatar a tradição dos festejos juninos de Campina Grande. Dentro dessa proposta, a Prefeitura Municipal, por meio da Coordenação do São João e da Coordenação de Turismo do município, abriu espaço para as quadrilhas juninas de escolas públicas e privadas da cidade se apresentarem na pirâmide do Parque do Povo.

 

A tradição das quadrilhas juninas é um patrimônio Nordestino e uma das principais atrações na programação do São João de Campina. O estímulo à divulgação desta dança dentro das escolas, incentivando os alunos a estudarem os costumes e coreografias tão presentes nas raízes do Nordeste é importante para manter viva a cultura regional e abrilhantar ainda mais a festa mais popular da Paraíba, que é O Maior São João do Mundo.

 

De acordo com a Coordenadora de Turismo de Campina Grande, Catharine Brasil, “as crianças gostam de participar. Então temos que estimular a vinda das escolas com seus alunos e suas famílias para O Maior São João do Mundo. Isso é um movimento que faz com quê o Parque do Povo seja visto pela família como um local de referência cultural e de lazer, com toda sua riqueza de atrações, cenografia e integração com a comunidade”.

As escolas que desejarem incluir suas apresentações juninas na programação da Pirâmide devem encaminhar um ofício para a Coordenação do São João de Campina Grande, situada à Rua 13 de maio, centro, nº 329 – 1º andar.

Promovendo a tradição

Na última terça-feira (9), a Pirâmide foi palco das apresentações das turmas do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, da Escola Virgem de Lourdes. Com o tema “Os Santos Juninos”, as danças integram a programação do projeto “Forroteando Lourdinas”, que continuará estudando a cultura regional até o mês de agosto de 2015.

Para a Coordenadora do ensino fundamental da escola, Rosinha Soares, incluir as apresentações escolares na programação do Maior São João do Mundo “é uma oportunidade fantástica, pois oferece às crianças uma oportunidade de socializarem em um ambiente público, participando efetivamente da tradição de sua cidade, juntamente com seus familiares”.

Aproximadamente 300 crianças participaram da apresentação, encerrada com o espetáculo “Xadrez Junino”, que incluiu a tradicional dança coreografada e a representação teatral de uma disputa entre os lados branco e preto, culminando na união de todos em nome do amor.

 

Codecom/CG

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe