Prefeitura assina projetos que dão início a revitalização do Centro Histórico da Capital

PUBLICIDADE

Foram assinados, nessa quarta-feira (3), na sede da Secretaria de Ciência e Tecnologia da Prefeitura Municipal, em Água Fria, os primeiros projetos da Agência de Inovação Tecnológica de João Pessoa (InovatecJP). Um deles foi o do “Corredor Turístico Duque de Caxias” e, o segundo, o “Programa Espaços Inovativos: promovendo o empreendedorismo e capacitação inovadora em João Pessoa”.

O secretário da Secitec, Guido Lemos, explicou que o primeiro visa requalificar o Centro Histórico de João Pessoa, promover o empreendedorismo, o desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação nos setores do turismo, hospitalidade e da cultura do município. “Ele é um primeiro passo e representa um esforço coletivo de várias secretarias do município, como a Seplan, Turismo, Funjope, Secitec, Segurança, Semob para juntos ressignificar o Centro Histórico, ampliar as oportunidades de lazer, hospitalidade e turismo naquele território, com foco na geração de novos negócios, emprego e renda”, comentou.

O projeto da Duque de Caxias terá abertura oficial nesta quinta-feira (4), a partir das 16h, no Centro Cultural de São Francisco, no Centro da cidade, com o Encontro de Empreendedores do Turismo e apresentação artística da banda Rubacão Jazz da UFPB e o canto da Ave Maria, 18h, com a soprano Izadora França e o pianista Lucas Bojikian.

O diretor presidente da Inovatec João Pessoa, Edvaldo de Vasconcelos, disse que hoje foi dado um passo importante. “Assinamos dois projetos de relevância para o município de João Pessoa. O primeiro voltado para o turismo e a cultura, que é o Corredor Turístico Duque de Caxias, para auxiliar na ocupação e revitalização do Centro Histórico, e o segundo voltado para a Educação, que será a implantação dos Espaços Inovativos nas escolas municipais, que irá implantar na rede educacional locais dedicados a ampliação da tecnologia”, explicou.

O projeto foi assinado também pela professora de Relações Públicas e Turismo do Centro de Comunicação, Turismo e Artes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Doutora Jamile Paiva, que acompanhou de perto a construção do projeto. Para ela, a proposta tem como estratégia valorizar o cenário cultural local para desenvolver uma marca (branding) para a Rua Duque de Caxias, a fim de que se ressaltem as qualidades distintivas do Centro Histórico de João Pessoa e projete sua posição como principal referência do turismo cultural da cidade.

“Além de qualificar o espaço urbano, recuperar, proteger e difundir o patrimônio cultural, arquitetônico e urbanístico do Centro Histórico de João Pessoa para atuar na reversão da imagem negativa gerada pela degradação e vazio urbano vivido nesse território. Investir na infraestrutura turística, como ampliação e melhoria em aeroportos, rodovias e transporte público para facilitar o acesso de visitantes. Sem falar que fortalecerá a dinâmica funcional, animação, cultural do espaço público, visando estimular a circulação de usuários, turistas e visitantes e abertura de cafés, bares, restaurantes, eventos, lojas e outros comércios”, ressaltou a professora.

Espaços Inovativos – O segundo projeto, “Espaços Inovativos: promovendo o empreendedorismo e capacitação inovadora em João Pessoa”, visa impulsionar o desenvolvimento econômico e promover uma cultura de inovação em João Pessoa. Pretende-se criar espaços físicos de apoio ao empreendedorismo inovador, distribuídos pela cidade, oferecendo uma ampla gama de atividades, desde workshops e cursos até eventos de integração e encontros temáticos.

O professor de direito, Doutor Aluísio Mário Lins Souto, do Centro de Ciências Sociais da UFPB, conduziu de perto os trâmites para a criação da agência e dos projetos, do ponto de vista jurídico. Ele explicou que um dos pilares essenciais é a oferta regular de workshops e cursos para desenvolver habilidades empreendedoras e criativas. “Além disso, conectaremos rede para catalisar o crescimento econômico regional e oferecer orientação direta a empreendedores em estágios iniciais, superando, desafios comuns e acelerando o crescimento”, acrescentou o professor Aluísio Mário.

O projeto estabelece parcerias cruciais com instituições acadêmicas, promovendo pesquisa, desenvolvimento de tecnologias inovadoras e formação de novos talentos. “Além disso, oferecemos serviços de aconselhamento jurídico, contábil e administrativo para facilitar a abertura formal de empresas”, contou o professor de ciências jurídicas da UFPB, Aluísio Mário.

A área de execução do projeto compreende oito escolas municipais de ensino fundamental de João Pessoa. “No entanto, estamos abertos a sugestões e alternativas caso haja limitações no acesso a essas escolas, buscando espaços alternativos em instituições de ensino ou locais que incentivem o empreendedorismo”, acrescentou. O projeto está planejado para uma duração de 12 meses, conforme detalhado no plano de trabalho publicado no diário oficial de João Pessoa.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Influenciador paraibano Hytalo Santos é espancado em baile funk no RJ

O nome de Hytalo Santos viralizou nas redes sociais neste domingo (20), após o influenciador…

20 de outubro de 2024

PB Agora/Datavox: Cícero lidera disputa pela prefeitura de João Pessoa com mais que o dobro das intenções de voto de Queiroga

Pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada neste…

20 de outubro de 2024

Dupla é presa por aplicar golpes em agências bancárias em João Pessoa

Dois homens foram presos pela Polícia Militar na manhã deste domingo (20) após aplicarem golpes…

20 de outubro de 2024

Homem é assassinado a tiros em comunidade da cidade de Santa Rita

Um homem foi morto a tiros na manhã deste domingo (20) na comunidade Santo Amaro,…

20 de outubro de 2024

Presidente Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem para a Rússia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sofreu um acidente doméstico no Palácio do…

20 de outubro de 2024

Festival da Cultura Indígena reúne costumes, resistência e tradição no município de Marcação

Pelo terceiro ano consecutivo os povos originários da Paraíba celebraram em conjunto as suas tradições…

20 de outubro de 2024