Prefeitura continua mapeamento do território de João Pessoa e atualização cartográfica já está em 40%

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa está mapeando, por meio do Consórcio João Pessoa Geo-Sustentável, todo o território do município para atualizar e complementar a base cartográfica digital, o cadastro territorial e implantar os sistemas de informações e Planta Genérica de Valores (PGV). O trabalho, que deve ser concluído até abril de 2023, chegou a 40% da execução, com 100% das áreas urbanas e rurais já identificadas.

Todo o levantamento está sendo feito com base no mapeamento aéreo em infravermelho e escaneamento a laser de alta resolução para mostrar a cidade do alto com extrema precisão. O processo inclui ainda o mapeamento do relevo, das unidades territoriais, infraestrutura e meio ambiente, equipamentos e mobiliários públicos.

Já foram identificados, por exemplo, 16 km² de áreas de ocupação, 91 comunidades, e mais de 7 mil lotes. “Pegamos o modelo digital de terreno e superfície, fizemos a subtração e identificamos a altura no centro do lote. 7.110 lotes foram encontrados distribuídos por toda a cidade. É um estudo embrionário, mas já é uma ideia do que a gente tem na cidade”, destacou Dário Alves, representante do Consórcio. Foi ele quem apresentou o resultado preliminar do estudo.

Toda a massa verde do município também vai ser catalogada. Esse modelo de georreferenciamento é inédito no país e traz para João Pessoa o que há de mais moderno na área. Por meio desse estudo, é possível fazer justiça tributária e responder ao cidadão com mais agilidade. “O cidadão vai ter acesso às informações sobre o seu imóvel, com cadastro atualizado, de forma rápida e sem burocracia”, afirmou Joseuma Barbosa, coordenadora de Fortalecimento da Gestão do Programa João Pessoa Sustentável, que financia toda a ação, orçada em R$ 17 milhões.

Concluído o estudo, todos os dados serão compartilhados com a sociedade, desde o cadastramento imobiliário urbano até o levantamento de toda infraestrutura e serviços públicos do município, como água, estacionamentos, esgoto, iluminação, rede elétrica, coleta de lixo e arborização. O trabalho reforça o compromisso do governo municipal com a transparência pública, melhoramento da gestão e construção de uma cidade inteligente e eficiente.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais de 20 vereadores manifestam apoio e Dinho consolida caminhada rumo à reeleição na Mesa Diretora da CMJP

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, Dinho Dowsley, esteve reunido nesta segunda-feira (25)…

25 de novembro de 2024

Família de vítima anuncia recompensa de mil dólares para quem localizar Fernando Cunha Lima, foragido por abusos sexuais

Nesta segunda-feira (25), a família de uma das possíveis vítimas do pediatra Fernando Cunha Lima, …

25 de novembro de 2024

Líder do governo na ALPB, Chico Mendes confirma permanência de Dr. Eduardo na base e contabiliza até 25 deputados no grupo

O deputado estadual Chico Mendes (PSB), líder do governo na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB),…

25 de novembro de 2024

Fique em Dia com a Cagepa: negociação de débitos entra na última semana

Mais de 50 mil clientes já negociaram seus débitos na campanha Fique em Dia com…

25 de novembro de 2024

Aberto período de renovação de matrículas para alunos veteranos em escolas municipais de JP

A Secretaria de Educação de João Pessoa está com o período de renovação de matrículas…

25 de novembro de 2024

Veneziano e Nilda Gondim participam de inauguração de ala SUS na FAP

Senadores reafirmaram compromisso de apoio e destinação de emendas à instituição. O Hospital da Fundação…

25 de novembro de 2024