Prefeitura de Cabedelo entrega próteses dentárias do Projeto Resgatando Sorrisos

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) realizou, nesta terça-feira (12), a entrega das próteses dentárias do Projeto Resgatando Sorrisos. Foram entregues 50 aparelhos nesta 7ª edição, que já beneficiou cerca de 300 mulheres no total.

O projeto é uma parceria da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Diversidade Humana (SEPMDH) com a Saúde, por meio do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). A iniciativa busca cadastrar, avaliar e distribuir próteses para pessoas que, por algum motivo, sofreram perdas dentárias.

“Estamos na 7ª edição desse projeto que tem por objetivo, inicialmente,  devolver a autoestima às mulheres cabedelenses, porque sabemos que os dentes influem nessa questão, já que o sorriso é uma espécie de cartão de visita de qualquer pessoa. Porém, para além da estética, existe a questão fisiológica, pois sem os dentes não se pode ter uma mastigação adequada, os alimentos não vão para o estômago processados da forma que deveriam, o que acaba gerando diversos problemas de saúde. O projeto, então, foi motivado por essas preocupações e a SEPMDH, por meio da parceria, tem conseguido realmente resgatar sorrisos entre as mulheres”, declarou a secretária da Mulher, Camila Holanda.

Para esta edição, a SEPMDH realizou inscrições no começo do ano, com a oferta de  50 vagas, sendo 40 para mulheres e 10 para o público  LGBTQIAP+.

As usuárias que receberam as próteses nesta edição do Resgatando Sorrisos demonstraram sua satisfação em obter seus aparelhos e, assim, poder repor os membros perdidos e resgatar a autoestima. A questão financeira, sobretudo, marca os depoimentos das usuárias.

“Eu estava precisando muito e a colocação de próteses é relativamente cara. A minha prótese anterior era muito velha, tinha mais de 10 anos de uso e já estava ferindo a minha boca. Quando vi o anúncio do projeto, me interessei e graças a Deus deu tudo certo. Hoje, recebi e agora só falta me acostumar”, comentou Ires Rodrigues de Lima, moradora de Formosa.

“Fiquei feliz demais porque não estava com condições de mandar confeccionar. Adorei essa iniciativa da Prefeitura que, através da secretaria da Mulher, consegue trazer esse benefício para nós, que precisamos realmente”, declarou, Maria Aparecida dos Santos Pereira

Sorrisos

O projeto Resgatando Sorrisos oferece, a cada edição, cerca de 50 próteses dentárias a mulheres assistidas pelo SUS e que sofrem de perda dentária, seja por não terem tido acesso à higiene bucal, seja por terem sido vítimas de violência física ou por qualquer outro motivo que não as deixem mais sorrir como antes.

O objetivo é repor os dentes perdidos, cuja falta pode interferir no processo de mastigação e gerar problemas estomacais, assim como problemas de migrações dentárias, periodontite, colapso oclusal, danos na ATM e, sobretudo, afetar a autoestima.

Todo processo de habilitação para receber as próteses tem início com a inscrição, presencialmente, na Secretaria da Mulher. Após esse processo, a equipe informa às inscritas, por telefone, as datas em que elas podem comparecer ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) para a moldagem e, posteriormente, numa segunda data, para a prova das próteses.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024