A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mantém uma linha de cuidados integral para a saúde do homem, que acontece desde a atenção primária até a rede hospitalar. Para os que querem se preparar para a paternidade, a SMS oferta nas Unidades de Saúde da Família (USF) o Pré-natal do Homem, um conjunto de serviços que, além do cuidado com a saúde, busca incentivar a presença do futuro pai ao lado da mulher no acompanhamento gestacional.
O Pré-natal do Homem começa com a realização de exames de sangue completos para averiguar possíveis doenças crônicas como diabetes ou doença falciforme, bem como controle do colesterol. O Fator Rh do futuro pai também é analisado e comparado com a mãe para checar se pode haver algum risco para o feto. Além de todos esses exames, o IMC, peso e a pressão arterial também são verificados e ainda são realizados testes rápidos para detecção de hepatites virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis como HIV e sífilis, que podem ser transmitidas para a mãe e acarretar consequências graves para o feto.
As orientações em saúde no pré-natal masculino também abordam outros cuidados, como é o caso da indicação de uma alimentação adequada, prática de atividades físicas e aplicação de vacinas, caso necessário. Nesta fase, também é indicado ao homem o acompanhamento e a participação de todo o processo da gestação, como forma de estreitar os laços de afeto e contribuir para uma melhor qualidade de vida de toda a família.
“A participação do pai em todo o processo de gestação é fundamental para a mulher e também para a criança que irá nascer, com a formação de um vínculo afetivo que trará benefícios tanto psicológicos quanto físicos para os envolvidos, por isso, ter uma linha de cuidados pensado no cuidado com a saúde de todos os envolvidos nesse período é fundamental para a saúde pública a médio e longo prazo”, destaca a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Alline Grisi.
Aos homens que ainda não possuem filhos, mas que gostariam de se tornar pais, também é possível, na Atenção Primária, a realização do Planejamento Familiar, que será realizado de acordo com a realidade da família.
Para realizar o planejamento familiar ou o pré-natal, basta que o homem vá até a sua unidade de saúde de referência e informe o interesse nos serviços. As unidades de saúde da Capital funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.
A Procuradoria Geral do Município de João Pessoa (Progem) criou um Portal de Negociações para…
A prefeita eleita de Guarabira, Léa Toscano, anunciou nesta sexta-feira (22) as datas da Festa…
Das 98 Unidades de Saúde da Família (USFs) que compõem a Rede de Atenção Básica…
O prefeito Cícero Lucena entregou, nesta quinta-feira (21), catracas de reconhecimento facial do Instituto Cândida…
Na tarde desta sexta-feira (22), por volta das 12h10, um veículo Peugeot 207 foi completamente…
A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve dar início à análise dos indiciamentos do ex-presidente Jair Bolsonaro…