Categorias: Paraíba

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de fiscalização nas praias para combater poluição sonora

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), realizou, nesta sexta-feira (17), uma vistoria nas praias da Penha, Seixas e Jacarapé, na região Sul da Capital. A ação teve como objetivo orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar a poluição sonora, especialmente no uso de caixas de som tanto nos bares e restaurantes, quanto na areia da praia.
 
Durante a fiscalização, os agentes da Divisão de Fiscalização (Difi) conversaram com frequentadores e comerciantes, destacando a importância de respeitar os limites de emissão sonora estabelecidos pela legislação ambiental. A poluição sonora é uma das principais causas de incômodo e prejuízos à qualidade de vida da população, além de impactar negativamente a fauna e a flora locais.
 
“Nosso objetivo não é apenas fiscalizar, mas também conscientizar. Muitas vezes as pessoas não têm conhecimento sobre os danos que a poluição sonora pode causar ao meio ambiente e à saúde. Por isso, estamos aqui para orientar e garantir que as praias continuem sendo um espaço de lazer para todos, sem prejuízos”, destacou o chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Jocélio Araújo.
 
Além da orientação, os agentes também realizaram medições do nível de som em alguns pontos das praias, usando o decibelímetro. A Semam reforça que a poluição sonora é uma infração prevista na legislação ambiental e que o uso de caixas de som em volumes excessivos pode gerar penalidades, incluindo multas. “Queremos contar com a colaboração de todos para garantir que as praias sejam locais agradáveis e sustentáveis. A harmonia entre lazer e respeito ao meio ambiente é essencial”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira.
 
As ações de fiscalização e orientação fazem parte de uma série de iniciativas da Semam para promover a preservação ambiental e a qualidade de vida da população de João Pessoa. A prefeitura reforça o compromisso de atuar de forma preventiva e educativa, envolvendo a comunidade nas questões ambientais. A vistoria contou com o apoio de técnicos da Guarda Civil Metropolitana da Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb) e da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP).
 
O que diz a lei – A Lei Federal nº 9.605/1998, a Lei de Crimes Ambientais, considera a poluição sonora um crime ambiental. Em áreas residenciais, o limite de emissão sonora é de 55 decibéis durante o dia e de 50 decibéis à noite.
 
Denúncias – A população pode colaborar com a fiscalização denunciando situações de poluição sonora por meio do telefone (83) 3218-9208, que recebe mensagens por WhatsApp e também pelo aplicativo João Pessoa na Palma da Mão.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Paraibano Aguinaldo Ribeiro tem nome cotado para liderar governo Lula no Congresso ou na Câmara

Em meio às discussões sobre a reforma ministerial e a necessidade de fortalecer a base…

17 de janeiro de 2025

GESTÃO FAMILIAR: Em Conceição, prefeito nomeia mãe, pai e esposa para secretarias no município

O prefeito de Conceição, Samuel Lacerda, localizado no Sertão da Paraíba, está no centro de…

17 de janeiro de 2025

Hervázio diz que tensão entre João e Adriano preocupa a base e prega resolução rápida do conflito

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) expressou preocupação com o clima de tensão entre o…

17 de janeiro de 2025

Assessor de Lula enaltece possibilidade de Aguinaldo Ribeiro assumir liderança do governo na Câmara: “Grande aquisição”

O assessor especial de Relações Institucionais do Governo Federal, Mozart Sales, destacou nesta sexta-feira (17)…

17 de janeiro de 2025

Após repercussão negativa do “super-secretário”, Léo Bandeira anuncia reforma administrativa em Lucena

O prefeito de Lucena, Léo Bandeira (MDB), anunciou nesta sexta-feira (17) uma reforma administrativa em…

17 de janeiro de 2025

Governo Federal reconhece situação de emergência em duas cidades da Paraíba devido à estiagem

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) declarou, nesta sexta-feira (17), situação de…

17 de janeiro de 2025