Categorias: Paraíba

Prefeitura de JP e Governo Federal implantam Centro-dia para pessoas com deficiência

PUBLICIDADE

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de uma parceria com o Governo Federal, implantará, até o final do ano, o Centro-Dia de Referência para Pessoas com Deficiência em Situação de Dependência e suas Famílias. Na quinta-feira (30), técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) estarão em João Pessoa para fazer uma visita ao local onde funcionará o serviço e orientar a equipe da PMJP sobre os trâmites de sua implantação.
 
 

O Centro-dia ofertará serviço prioritariamente a jovens e adultos com deficiência de natureza física, intelectual, auditiva, visual ou com múltiplas deficiências. Ele dará suporte não só à pessoa com deficiência, mas também à família. “São pessoas que necessitam de apoio para realizar suas atividades diárias, inclusive, com a ajuda de uma cuidadora ou cuidador”, disse a diretora de Assistência Social da Sedes, Aparecida Melo.
 
 

O Termo entre PMJP e o Governo Federal foi assinado no MDS, em Brasília, em junho passado.
 
 

Equipe – O Centro-dia contará com uma equipe multiprofissional formada por psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, auxiliar de enfermagem, cuidadores, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e outros auxiliares. A unidade funcionará de segunda a sexta-feira, dez horas por dia, com capacidade para atendimento de pelo menos 30 usuários por turno.
 
 

O trabalho consiste na acolhida, nos cuidados e na valorização máxima do potencial de funcionalidade e autonomia dos usuários, tendo em vista o melhor desempenho das atividades no cotidiano. Também objetiva fortalecer os vínculos familiares e comunitários, trocar experiências sobre os cuidados, encaminhamentos e acompanhamentos a outros serviços, o acesso a direitos e o favorecimento do processo de inclusão social.
 
 

“O Centro-dia deve promover experiências que contribuam para a autonomia de famílias e indivíduos, a construção de projetos individuais e coletivos, o desenvolvimento de autoestima, a inserção e a sustentabilidade dos seus usuários”, acrescentou Aparecida.
 
 

Pessoas com deficiência – João Pessoa foi o primeiro município no Brasil a implantar um Centro de Referência para Inclusão da Pessoa com Deficiência, em 2006. Atualmente, o Centro oferece serviço de reabilitação, estimulação precoce e Língua Brasileira de Sinais (Libras), além de atender um número significativo de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem.
 
 

Segundo Aparecida, aproximadamente um terço de população paraibana possui algum tipo de deficiência, com o agravante de ser uma condição associada à vulnerabilidade social. “Daí a importância de implementar políticas públicas eficientes no sentido de fortalecer os vínculos familiares, assumindo parte da carga de responsabilidade, além de apoiar nos cuidados à saúde”, destacou.
 
 

Ineditismo – Nesta modalidade de Centro-dia de Referência para Pessoas com Deficiência, o serviço será inédito na Região Nordeste. Além de João Pessoa, o serviço também está em processo de implantação em outras três capitais: Belo Horizonte, Campo Grande e Curitiba.

 

 

 

Secom-JP

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

2º turno: Marcelo Queiroga promete manter programas sociais e Cícero Lucena garante investir no setor cultural de João Pessoa

A disputa pela prefeitura de João Pessoa, segue acirrada. Os dois candidatos que disputam o…

17 de outubro de 2024

Cícero detona proposta de segregação de candidato do PL à PMJP e defende inclusão de autistas nas escolas da Capital 

O candidato à reeleição para a Prefeitura de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista…

17 de outubro de 2024

Presidente do MDB de JP endossa neutralidade da legenda no 2º turno, em João Pessoa

Em entrevista nesta quinta-feira (17), o presidente do MDB em João Pessoa e vereador reeleito,…

17 de outubro de 2024

Enivaldo Ribeiro anuncia reunião com deputados do PP para harmonizar relação com João: “O que vale é daqui pra frente”

O presidente estadual do Progressistas (PP), Enivaldo Ribeiro, em entrevista nesta quinta-feira (17), sinalizou que…

17 de outubro de 2024

Setor imobiliário da Paraíba estima queda de 35% nas vendas com novas regras de financiamento da Caixa

A Caixa Econômica Federal anunciou mudanças no financiamento imobiliário com recursos do Sistema Brasileiro de…

17 de outubro de 2024

Na PB, vereador presidente de Câmara terá que devolver quase R$ 100 mil aos cofres públicos por gasto sem comprovação

Despesas administrativas não comprovadas acarretaram ao então presidente da Câmara de Vereadores de Cacimbas, José…

17 de outubro de 2024