A Prefeitura Municipal de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, no auditório do SAMU, a entrega de andadores, órteses e próteses à pacientes que necessitavam dos aparelhos.
A solenidade de entrega dos aparelhos contou com a presença do prefeito, Dinaldinho Wanderley, da secretária de saúde, Andressa Lopes, de vereadores, secretários municipais e profissionais da saúde.
A ação foi realizada com o objetivo de promover qualidade de vida a essas pessoas que não teriam condição de adquirir esses produtos devido ao alto custo.
O prefeito declarou que esta ação se fez necessária e foram empregados esforços imensuráveis para atender essa população. Ele ainda informou que a pretensão é que todos os anos hajam entregas de aparelhos para atender o maior número possível de pacientes no município.
“Pessoas que esperavam desde 2011 hoje puderam ter mais dignidade e mobilidade. Fizemos todos os trâmites legais para garantir esses aparelhos com honestidade e poder trazer mais segurança e dignidade a esses pacientes que tanto precisam. Vamos fazer um planejamento para que isso aconteça todos os anos e trabalharemos para quando precise haver a renovação desses aparelhos, não aconteça novamente esse transtorno que aconteceu com essas famílias”, desabafou.
A secretária de Saúde, Andressa Lopes, agradeceu o apoio e o esforço da Administração Municipal, que sequer titubeou quando foi apresentado os pedidos. Para ela, essa ação é essencial para fazer valer a dignidade e bem-estar desses pacientes.
A senhora Maria de Fátima, paciente contemplada com um aparelho, fez um desabafo ao dizer que este ano já iria completar 4 anos na espera do aparelho e se emocionou ao agradecer a atenção dada aos pacientes que necessitam de órteses e próteses para ter a mínima qualidade de vida.
Foram investidos cerca de R$ 73.000 (setenta e três mil reais) em aparelhos. Ao todo, 16 pacientes foram contemplados com os equipamentos que trarão qualidade de vida e mobilidade.
O planejamento é que essas ações sejam anuais, quando contemplarão o máximo de pacientes do município possível. A iniciativa está dentro das principais preocupações da Administração Municipal.
(IN – MN)