Prefeitura vai restaurar obra de arte ‘Saudação ao Sol’, instalada no Largo da Gameleira

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa vai promover a restauração da obra ‘Saudação ao Sol’, instalada no Largo da Gameleira, na orla de Tambaú. Os seis totens que compõem a escultura serão retirados, na manhã desta sexta-feira (19), pela equipe da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A iniciativa tem a participação da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“O prefeito Cícero Lucena tem um cuidado todo especial na questão da arte e dos artistas. A Funjope, com essa ação, em parceria com a Sedurb, vai garantir a preservação, a manutenção de uma obra tão importante como a ‘Saudação ao Sol’, que se tornou referência na cidade de João Pessoa, um verdadeiro ícone de referência simbólica da cidade. João Pessoa é uma cidade onde o sol nasce primeiro, então, nada mais importante do que termos uma obra referente a isso”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Segundo ele, a obra está bastante prejudicada pela ação do tempo e da maresia. O processo de restauração será acompanhado pelo autor da obra, Erickson Britto, com objetivo de preservar a originalidade da peça. “Nós vamos garantir a manutenção. Essa ação faz parte de um plano da Prefeitura, através da Funjope de restaurar obras públicas, a exemplo do que foi feito com as estatuas de Livardo Alves, Jackson do Pandeiro, poeta Caixa D’água, que estavam destruídas no Centro Histórico. Esse projeto é muito importante pra nós. Então, algo semelhante vamos fazer com a obra Saudação ao Sol”, garante.

A Sedurb vai promover a remoção do monumento e proceder a sua guarda para um local adequado, visando à segurança. “A licitação para a restauração da obra já foi iniciada e tão logo seja concluída, o monumento será recolocado no local de origem – no Largo da Gameleira, em Tambaú”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro.

Saudação ao Sol – A obra, do artista paraibano Erickson Britto, residente atualmente em Salvador, na Bahia, foi uma das selecionadas no concurso Jackson Ribeiro de arte pública, promovido pela Funjope. A obra representa para o artista o diálogo do homem com o sol, na cidade onde ele nasce primeiro – João Pessoa.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024