Presidente da CMJP espera anúncio de benefícios fiscais e reforço na segurança do Centro de João Pessoa

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara de João Pessoa, Dinho Dowsley (Avante), espera para este mês o anúncio de incentivos fiscais para a manutenção de empreendimentos no Centro Histórico. O parlamentar tem coordenado um trabalho intenso de busca por medidas visando a revitalização do espaço, com estímulo para comerciantes interessados em investir na área e atração de empresas de serviço. Neste trabalho, o dirigente se reuniu o governador João Azevêdo (PSB) e com o prefeito da capital, Cícero Lucena (PP). Os dois, ele assegura, se mostraram sensíveis à pauta.

A promessa do governador, inclusive, foi buscar um acordo com o prefeito Cícero Lucena para que ainda neste mês de novembro os dois anunciem medidas conjuntas voltadas para a revitalização econômica do Centro Histórico. O formato em si ainda não foi revelado. A expectativa é que sejam dadas isenções ou redução em tributos como ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços), no caso do Estado, e ISS (Imposto Sobre Serviço) por parte da prefeitura de João Pessoa, além do fortalecimento da segurança no bairro e outros programas voltados para a atração de novos negócios e moradias para a área central.

O Plano de Ação proposto pelo presidente da Câmara inclui quatro eixos, que acabaram ganhando novas contribuições. Entre eles, foi apresentado um projeto de indicação no Legislativo prevendo a concessão de gratuidade progressiva na Zona Azul. Ou seja, quem comprar no Centro, a partir de R$ 50, não vai pagar pelo estacionamento. Também houve a intermediação de acordo entre empresários do setor de transportes públicos e comerciantes para a oferta de gratuidade nos ônibus também para quem comprar no Centro Histórico.

O presidente da Câmara de João Pessoa coordenou ainda a criação de um grupo de trabalho para revisar as legislações que dificultem a atividade econômica no Centro. O grupo é composto por representantes da Casa de Napoleão Laureano, da Assembleia, do Iphaep (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba) e do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Em relação à Capital, um dos pontos já delineados é a revogação de lei que proíbe a construção de edifícios-garagem na área central.

Dinho explicou que o tema revitalização do Centro Histórico tem sensibilizado a todos, por causa da situação de abandono da área. Várias lojas fecharam as portas nos últimos anos, fazendo com que algumas vias ficassem abandonadas. A expectativa é que haja um fluxo de retorno de negócios com as medidas, bem como o incentivo à reocupação da área com habitações populares. As informações são do Blog do Suetoni.

 

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João Pessoa lidera destinos turísticos para 2025: momento é de acolher e não de afastar visitantes

A empresa de viagens online Booking divulgou esta semana sua previsão para o turismo mundial…

23 de novembro de 2024

Lucas Ribeiro inaugura Aeroclube Governador José Targino Maranhão, em São Miguel de Taipu

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, participou neste sábado (23) da inauguração do novo Aeroclube…

23 de novembro de 2024

Após diálogo com ministros de Lula, Veneziano tranquiliza gestores da Paraíba sobre continuidade de carros-pipa

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) manteve contato telefônico na…

23 de novembro de 2024

MP do TCU pede suspensão do salário de militares indiciados pela PF

O subprocurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Lucas Furtado,…

23 de novembro de 2024

Polícia Militar já apreendeu mais de 150 armas de fogo em Cabedelo em 2024

A Polícia Militar apreendeu mais uma arma de fogo na região de Cabedelo, na grande…

23 de novembro de 2024

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

A partir deste domingo (24), os Jogos da Juventude João Pessoa 2024 iniciam uma nova…

23 de novembro de 2024