O presidente da Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep), Buega Gadelha, foi afastado do cargo pela segunda vez nesta quarta-feira (3) por determinação do juiz Arnaldo José Duarte do Amaral, da 2ª Vara do Trabalho de Campina Grande. A decisão foi um acatamento de um pedido de tutela provisória feito pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico e de Resinas Sintéticas (Sindiplast-PB).
De acordo com informações apuradas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), o afastamento está relacionado a denúncias de envolvimento em fraudes em obras do Sistema S, apresentadas pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco).
Na decisão, o juiz afirmou que a Fiep dificulta o acesso aos documentos relacionados às contas e que comprovem a prestação de contas apresentadas e balanços. Diante disso, ele decidiu “parcialmente, a pretensão do demandante no sentido de determinar o imediato afastamento do Sr. Francisco Gadelha da Presidência da FIEP”.
Este é o segundo afastamento de Buega Gadelha da presidência da Fiep. O primeiro ocorreu em 2019, durante a Operação Fantoche, da Polícia Federal. A Fiep ainda não se manifestou sobre a decisão.