A Paraíba o tempo todo  |

Presidente da OAB critica o Judiciário

Há dois dias no cargo de presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante já bateu de frente com o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Gilmar Mendes, ao discordar sobre a lentidão do Poder Judiciário.

Segundo o advogado, a lentidão na análise dos processos é real e palpável. “A lentidão não é mito, é um fato real, pois se fosse mito não seria necessário o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) estabelecer metas para redução do volume de processos. Metas que, pelo que se divulgou, nem foram alcançadas”, afirmou Cavalcante em nota divulgada por sua assessoria.

Ontem, Mendes disse durante discurso na abertura dos trabalhos do Legislativo que o Poder Judiciário vem mudando a imagem de lentidão que marca suas atividades. “A lentidão que se atribui à atividade jurisdicional é pontual e concentrada”, afirmou.

Mendes afirmou que como exemplo de mudança na conduta do Poder Judiciário estão os mutirões que tentaram agilizar o julgamento de processos paralisados na Justiça. O ministro também reconheceu as dificuldades que enfrenta para mudar o modelo em vigor, mas se mostrou disposto a manter as ações em curso.
Para Cavalcante, falta empenho dos juízes. Segundo ele, um dos motivos da morosidade “é que a grande maioria dos juízes não cumpre seus horários e trabalha, quando muito, no “sistema tqq: terças, quartas e quintas-feiras”.

“A OAB vai cobrar esses compromissos do Judiciário: juiz morando na comarca e funcionamento da Justiça de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, para que a Justiça possa atender o cidadão”, afirma o advogado, que também criticou a falta de estrutura das corregedorias.

 

 

Jornal da Paraíba

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe