Presídio Feminino de Patos já conta com salão de beleza
Inauguração faz parte do projeto de ressocialização implementado pelo MP
O projeto de ressocialização implementado pelo Ministério Público da Paraíba no Presídio Feminino de Patos já está surtindo efeito. Na última quinta-feira (4), foi inaugurado um salão de beleza dentro do presídio onde as detentas receberão um curso de capacitação que será dado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Patos. Trata-se de uma parceria entre o Ministério Público, a sociedade civil e o setor público.
De acordo com a promotora,da Execução Penal da Comarca de Patos, Miriam Pereira Vasconcelos, a inauguração do salão de beleza, dentro do presídio, é resultado de um esforço concentrado que está mobilizando a sociedade política e civil de Patos. “Essa foi então à primeira conquista, porque estamos planejando em breve a instalação de um Curso de Corte e Costura, bem como de Culinária.
“Em que pese a pena tenha caráter retributivo, é preciso preparar os apenados para o retorno ao convívio social. A clausura, por si só, não é, nem será nunca suficiente à ressocialização. Necessário, portanto, resgatar um pouco da dignidade perdida dos presos, ensinando-os uma profissão e preparando-os para voltarem às ruas dispostos a não reincidirem. Estou bastante realizada, mormente porque acredito no resultado desse trabalho. Friso que através do sorriso de agradecimento das detentas, pude perceber e sentir o princípio da dignidade da pessoa humana sendo vivenciado na sua forma mais genuína”, disse a promotora.
Miriam Vasconcelos ressaltou que muitas ações ainda precisam ser feitas no presídio, e que para isso o apoio da sociedade é essencial. “Estamos tentando conseguir doações para fazer a reforma estrutural no presídio. Algumas coisas já foram feitas aqui, bacias sanitárias já foram trocadas, assim como pias, chuveiros, torneiras, além da fossa que já foi desentupida. Consertamos os frigoríficos, mas, uma grande preocupação nossa é a poluição visual que toma conta das instalações do presídio, que choca, agride e afronta. É por isso que estamos nesse esforço, convocando a sociedade política e civil para nos ajudar com o material para a realização desta pintura, uma vez que a mão-de-obra nós já temos”, declarou.
A inauguração contou com a presença da diretora do presídio, Maria de Fátima Alves Fernandes, da secretária Municipal do Desenvolvimento Social de Patos, Helena Wanderley, representantes da Pastoral Carcerária, da Igreja Evangélica Esconderijo do Altíssimo, do Rotary Clube, e do Curso de Direito das Faculdades Integradas de Patos, além das detentas.
Ascom MPPB