Dezesseis caminhões que estavam trafegando na BR-101 com execesso de peso foram retidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nessa segunda-feira (12), no município de Mamanguape, Zona da Mata Norte da Paraíba. Dois deles foram flagrados com mais de 15 toneladas cada um.
Ao todo, 36 auto cargas foram abordadas e ao final 16 caminhões foram flgrados levando muito mais peso do que poderiam.
Uma scania foi flagrada transportando 16.920 quilos em excesso. Entre os materiais transportados por este veículos, estavam: argila, coco verde, feijão, cimento e materiais de construção.
A PRF alerta para os perigos de transitar com um caminhão com excesso de peso. Todo o sistema de freio de um veículo é projetado para parar o mesmo baseado no seu peso máximo, assim sendo, os freios do caminhão que trafega acima do peso permitido não conseguirão parar o veículo em uma situação de emergência, além de trafegarem de maneira mais lenta nas vias, principalmente nas subidas, causando congestionamentos. O excesso de peso provoca também a deterioração precoce dos pavimentos das ruas e rodovias.
Todos os veículos autuados com excesso de peso só puderam prosseguir as viagens após realizarem o transbordo da carga excedente.
PB Agora