Categorias: Paraíba

Primeira-dama visita entidades que trabalham com menores

PUBLICIDADE

A primeira-dama Ana Maria Sales Lins visitou, nessa quinta-feira (31), o Centro de Formação Educativo Comunitário (Cefec) e a Casa dos Sonhos. As duas instituições estão localizadas no município de Santa Rita e desenvolvem atividades com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, com apoio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Humano (SEDH), por meio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep).

No Cefec, a primeira-dama foi recepcionada pela presidente da entidade, a irmã Antoniete de Francisco, que apresentou as salas onde são ministrados cursos de operador básico para jovens; iniciação à gastronomia; iniciação à marcenaria; iniciação à música; operador de caixa; corte e costura; e serigrafia.

A entidade oferece às crianças oficinas pedagógicas, recreação dirigida, aulas de dança, esporte, música e formação humana.

A instituição atende cerca de 550 alunos e recebe, anualmente, R$ 100 mil do Funcep. Os recursos, segundo a presidente do Cefec, são destinados, integralmente, para aquisição de alimentos.

“Essa alimentação é muito importante para nossos alunos porque muitos deles vivem em situação de extrema pobreza e nós procuramos garantir uma refeição reforçada que supra a necessidade alimentar deles. Nós só temos que agradecer por esta parceria, que é a única que temos para a alimentação”, ressaltou Antoniete de Francisco.

No local, a primeira-dama prestigiou a apresentação da Orquestra Filarmônica da entidade que executou as peças ‘O Sole Mio’, de Eduardo di Capua; ‘Carinhoso’, de Pixinguinha; e ‘Baião’, de Luiz Gonzaga.

Josilene Nascimento tem três filhos matriculados no Cefec e destacou a evolução deles após ingressarem na entidade. “O trabalho que o Cefec faz no bairro Marcos Moura com as crianças e adolescentes é incomparável. Meu filho mais velho já fez cursos de informática e de marcenaria e já é um passo para o mercado de trabalho. O Cefec só traz benefícios para eles e poder ver a evolução deles é um motivo de orgulho e satisfação para mim”, enalteceu.

Na Casa dos Sonhos, Ana Maria Sales Lins foi recebida pela presidente da organização, irmã Judith Gomes; e pela coordenadora pedagógica, irmã Estela Nunes. A instituição atende cerca de 120 crianças que têm acesso a atividades lúdicas, terapêuticas e de leitura.

A entidade também é beneficiada, anualmente, com R$ 154 mil do Funcep. A verba é utilizada para aquisição de materiais pedagógicos, remédios, fardamentos e alimentos.

“No último ano, as nossas crianças chegaram a ler 1.065 livros; isso nos orgulha muito e mostra que tudo é possível quando as oportunidades são oferecidas. Graças ao Funcep, 13 crianças com problemas neurológicos foram acompanhadas com atendimento profissional e 47 delas tiveram acesso às terapias integrativas”, relatou irmã Judith Gomes.

O percursionista Alberto Braga, que foi aluno da Casa dos Sonhos e hoje atua como voluntário, destacou que a profissão que exerce hoje é fruto do aprendizado na instituição. Ele ainda elogiou as ações da Secretaria de Desenvolvimento Humano para a consolidação das entidades na Paraíba.

“A Casa dos Sonhos me deu lições de cidadania e abriu meus horizontes, mostrando que eu era capaz de realizar meus objetivos e o Funcep nos ajuda muito a adquirir os materiais necessários para o atendimento e desenvolver um trabalho muito mais eficaz”, declarou.

A primeira-dama reforçou o compromisso do Estado de fortalecer as instituições que prestam atendimentos essenciais para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. “Nós estamos presenciando a importância desses projetos na vida de quem mais precisa e eles estão fazendo a diferença no nosso estado. Por isso que o nosso objetivo é dar continuidade a essas políticas públicas”, assegurou.

As visitas da primeira-dama foram acompanhadas pela gerente executiva da Proteção Social Especial SEDH, Madalena Dias; e pela gerente de Proteção Especial de Média Complexidade da SEDH, Amanda Duarte.

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

PC prende irmãos suspeitos de agredirem mulher grávida com pedaço de madeira, em Bayeux

Dois irmãos foram presos suspeitos de agredirem uma mulher grávida com um pedaço de madeira,…

26 de novembro de 2024

Cícero quer unidade e que maioria da base apoie a reeleição de Dinho na CMJP: “A Câmara vai continuar parceira”

Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…

26 de novembro de 2024

Operação policial no bairro do Rangel tem como objetivo apreensão de armas e drogas

Uma operação da Polícia Militar foi realizada recentemente no bairro do Rangel, em João Pessoa.…

26 de novembro de 2024

Veja quais foram as cidades da PB que a justiça determinou redução de contratados

Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…

26 de novembro de 2024

Justiça condena homem a 27 anos de prisão por atropelar e matar esposa em João Pessoa

O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…

26 de novembro de 2024

Veneziano garante empenho para retorno de Operação Carro-Pipa

Coordenada pelo Exercito, a Operação Carro-Pipa foi suspensa ontem, segunda-feira (25/11) em todo o território…

26 de novembro de 2024