A Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), garantiu apoio total à realização da 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha, que acontecerá a partir das 22h do dia 24 de novembro, na Capital paraibana.
A Funjope instalará banheiros químicos ao longo dos 14 quilômetros de trajeto e montará uma grande estrutura de palco, som e tendas, em frente à Capela de Nossa Senhora da Penha, na Praia da Penha. Neste local, o arcebispo da Paraíba, dom Aldo Pagotto, celebrará uma missa, na manhã do domingo (25).
Alem do palco principal, onde será realizada a missa, a Funjope também irá montar outro palco, no dia 21 deste mês, na Praia da Penha, onde serão realizados os festejos profanos, atendendo a uma reivindicação da comunidade. “O apoio da Fundação a festas populares é um compromisso assumido pelo prefeito Luciano Agra e uma marca de sua gestão”, disse André Coelho, diretor adjunto da Funjope.
O apoio à 249ª Romaria de Nossa Senhora da Penha foi definido em reunião entre representantes da Arquidiocese da Paraíba, da Comunidade da Praia da Penha e da Funjope, no gabinete do prefeito Luciano Agra, durante essa semana.
História – O Santuário da Penha faz parte do roteiro histórico e turístico do litoral paraibano. Foi tombado pelo Instituto Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep) em 26 de agosto de 1980. Este santuário é sido muito procurado devido aos milagres atribuídos à Virgem Maria. A Romaria da Penha, uma das mais tradicionais da Paraíba, atrai uma média anual de 250 mil peregrinos.
Secom-JP