Cerca de 150 pessoas passaram pelo “Procon na Praça”, atividade que comemorou os 29 anos de existência do Código de Defesa do Consumidor (CDC). A ação, organizada pelo Procon de Campina Grande, aconteceu de 9 até 13 deste mês, na Praça da Bandeira, no centro da cidade.
Quem passou pelo local pôde receber orientações sobre as leis de Defesa do Consumidor e também exemplares do código. Na oportunidade, foram distribuídos 115 livretos do CDC. As principais reclamações foram referentes às cobranças indevidas no cartão de crédito (19), bancos (11) e operadoras de telefonia (10). Mas houve também reclamação contra a Cagepa (4) e Energisa (8).
Rivaldo Rodrigues, coordenador executivo do órgão avaliou como muito positiva a ação. “Como nosso objetivo maior é resolver os conflitos relacionados ao consumo, além de promover a educação sobre as leis consumeristas, nada melhor do que publicizar o Código Defesa do Consumidor, que trouxe grandes avanços e um olhar importante às práticas abusivas. Ações como esta nos aproxima ainda mais da população e possibilita que cada vez mais pessoas tenham consciência dos seus direitos e deveres, enquanto consumidores, e não sejam lesados pelos fornecedores e prestadores de serviço”, destaca.
Além das ações itinerantes, o Procon também disponibiliza à população, para dúvidas e fazer denúncias, os telefones 151 e o 83 98185-8168 que também recebe mensagens de WhatsApp, o aplicativo para celular Procon CG Móvel e o Fale Conosco, no site do órgão, no endereço procon.campinagrande.pb.gov.br.
Codecom/CG