Severina Elias de Souza, 53 anos, é uma das milhares de pessoas atendidas pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa no primeiro semestre de 2023. Assim como a dona de casa que mora no bairro do Cristo Redentor, outros 16.553 consumidores pessoenses procuraram um dos canais de atendimento para resolver algum tipo de conflito na relação de consumo. O Procon-JP disponibiliza, de segunda a sexta-feira, quatro canais de assistência: SAC na sede, WhatsApp, telefones e o serviço itinerante que percorre os bairros da Capital.
Traduzindo os números, o atendimento virtual através do WhatsApp (Procon-JP na sua mão: 98665-0179 e o específico para o transporte público: 98873-9976) registrou 7.573 assistências de janeiro a junho de 2023. A procura presencial, na sede e no ônibus do serviço itinerante, chegou a 5.780. O atendimento através dos telefones 0800-083-2015 e do 3213-4702 (recepção) recebeu uma média de 3.200 ligações.
Para a consumidora Severina Elias de Souza, o trabalho desenvolvido pela Secretaria ajuda bastante a pessoa que, muitas vezes, não sabe o que fazer quando a loja diz ‘não’. “Na primeira vez que estive aqui para procurar uma solução para o meu problema, há quase dois anos, foi tudo muito rápido. Foi até melhor do que eu esperava. Por isso voltei. Peguei confiança”, afirmou.
Meses de dor de cabeça – A dona de casa, mãe de dois filhos, voltou ao SAC do Procon-JP este ano para tentar trocar o aparelho celular. “Desde que comprei, há quatro meses, que ele vem me dando dor de cabeça e não consigo resolver o problema sozinha. Dependendo do que o advogado do Procon-JP orientar, vou pedir meu dinheiro de volta para comprar outra marca”, destacou.
Audiência marcada – A consultora jurídica que atendeu Severina de Souza, Darlla Grazielle Rodrigues de Azevedo, disse que a consumidora está com o direito bom. “Realmente, pela documentação que ela trouxe, tem como comprovar que o aparelho apresentou problemas desde o início do uso. A audiência de conciliação já está marcada para a manhã do dia 4 de agosto. Creio que vai dar tudo certo para Severina”, garantiu.
O secretário Rougger Guerra pontua que esse é o objetivo do Procon-JP: atender ao consumidor em suas necessidades e, na medida do possível, resolver o conflito no qual ele está envolvido. “Assim como Severina de Souza, outros milhares de consumidores receberam nossa assistência este ano e, do total de atendimento, cerca de 80% teve um final satisfatório”, revelou.
Virtual – Assim como o SAC da sede, o atendimento virtual através do WhatsApp (83) 98665-0179 também resolve o problema do consumidor, seja tirando dúvidas, dando orientação ou mesmo abrindo um processo administrativo. “Todos os canais têm sua função e existem para agilizar o atendimento ao consumidor”, salienta o secretário.
Ligações – Sobre a assistência através das ligações, o titular do Procon-JP afirma que os telefones 0800-083-2015 ou o 3213-4702 também são fundamentais para uma boa assistência ao cidadão pessoense. “Esse canal serve de filtro para o consumidor, onde ele é encaminhado para a resolução do problema ao dirimir as dúvidas e orientar sobre o caminho a ser seguido, fazendo com que não perca tempo”, concluiu Rougger Guerra.
A Justiça da Paraíba determinou que os municípios de Boa Ventura e Serra Grande adotem…
A Prefeitura Municipal de Campina Grande foi obrigada a adiar a inauguração do Natal Iluminado…
O governador João Azevêdo autorizou, nesta terça-feira (26), em João Pessoa, o lançamento do edital…
Na sessão desta terça-feira (26), a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou a eleição da…
Na sessão ordinária desta terça-feira (26) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador…
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PB) deflagrou nesta segunda-feira (25) a Operação…