Categorias: Paraíba

Procon-JP autua pet shops e apreende produtos com validade vencida

PUBLICIDADE

Produtos com data de validade vencida, falta de preços afixados nos artigos à venda, ausência de exemplar do CDC e do número do Procon-JP de forma visível para o consumidor e descumprimento aos decretos de prevenção à Covid-19 foram algumas das irregularidades encontradas durante fiscalização aos pet shops da Capital realizada esta semana pela Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. Além de duas autuações, o Procon-JP notificou 10 estabelecimentos para adequações.

O secretário Rougger Guerra informa que as inspeções aos pet shops avaliam a legislação de proteção ao consumidor que, nesse caso, afeta também, diretamente, aos animais domésticos. “A fiscalização, a princípio, é mais para orientações sobre o cumprimento das leis consumeristas, mas, ao encontrarmos estabelecimentos com várias irregularidades, como a de alimentos para cães e gatos com data de validade vencida, é preciso tomar uma posição mais firme, a exemplo da autuação”, afirmou.

A inspeção do Procon-JP também verifica o cumprimento aos decretos de prevenção à Covid-19, como o termômetro e recipiente de álcool 70% disponível aos clientes. “Quanto à legislação pertinente ao segmento, existe a obrigatoriedade de um exemplar do CDC ao alcance do consumidor, o número do Procon-JP exposto em local visível, bem como avisos claros sobre a legislação, a exemplo da Lei do Troco, entre outras”, esclarece o secretário.

Rougger Guerra explica que o calendário da fiscalização em 2021 contempla os vários segmentos do comércio e verifica, além do cumprimento aos decretos de prevenção à Covid-19, a legislação que norteia a relação consumerista. “Vamos visitar os locais também como uma forma de prevenção, mas estamos atentos a todas as irregularidades que porventura venhamos a encontrar nos diversos segmentos da economia”, alertou.

Multas – Os estabelecimentos autuados estão sujeitos às penalidades previstas na legislação, a exemplo da aplicação de multas. O prazo legal para a defesa da empresa é de 10 dias a partir da data do recebimento do auto de infração.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024

Defesa de Braga Netto ressalta lealdade do general a Bolsonaro

A defesa de Walter Souza Braga Netto, general da reserva do Exército, ex-ministro da Defesa…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024