O Procon Estadual da Paraíba realiza a operação previna-se nas cidades do interior paraibano e desde o último domingo (20), segunda-feira (21) e esta terça-feira (22) foram fiscalizados 97 estabelecimentos entre os quais, postos de combustíveis, supermercados, atacados, bares, restaurantes, bancos, academias e até condôminos fechados foram alvos das orientações das equipes de fiscalização para ciência e fiel cumprimento acerca dos decretos e leis vigentes quanto a proibição de realização de eventos sociais, shows, festejos juninos, aglomeração de pessoas e acendimento de fogueiras.
No total foram 12 estabelecimentos autuados entre as quatro cidades fiscalizadas: Solânea (4), Cuité (2), Picuí (4) e Bananeiras (2). Ação tem objetivo de verificar o fiel cumprimento dos decretos vigentes e as leis consumeristas. Participam da operação o Procon-PB, Agevisa, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e a Vigilância Sanitária Municipal de cada cidade fiscalizada.
Em Solânea-PB o estabelecimento WG Bolos (Centro – Solânea) foi autuado duas vezes, pela lei consumerista e por infringir os decretos municipal e estadual: “O estabelecimento já foi notificado anteriormente e desta vez foi autuado por não se adequar no prazo determinado sobra as informações acerca da tabela nutricional, ingredientes, data de validade, data de fabricação dos produtos comercializados e exposto na vitrine, também não dispõe das formas de pagamentos aceitas. Com relação aos protocolos sanitários constatamos no ato fiscalizatório que tinham 2 funcionários na área da cozinha sem o uso da máscara de proteção individual, sem aferição de temperatura na entrada do estabelecimento e sem dispenser de álcool na entrada”, explica o fiscal do Procon-PB.
Outros dois estabelecimentos autuados em Solânea-PB foram Mini Box Dois Irmãos e
Conveniência Cirne, localizados no centro da cidade, Mini Box autuado por produtos fora do prazo de validade e Conveniência Cirne por não publicizar os preços originais e promocionais dos produtos em oferta.
Na cidade de Cuité-PB dois bancos foram autuados: Banco Bradesco por falta de aferição da temperatura dos clientes e Banco do Brasil falta de dois banheiros devidamente adaptados e painel de leitura dos números adaptado.
Os Postos de combustíveis das cidades foram notificados para apresentarem as notas fiscais de compra e venda dos combustíveis líquidos, de acordo com fiscalização moradores denunciaram a suposta prática de cartel de preços da gasolina.
Em Picuí-PB o Procon-PB autuou dois estabelecimentos em quatro autos de infração: dois
relacionados a Covid-19 e dois das leis consumeristas. Agência da Caixa Econômica autuada pela falta de aferição da temperatura e de um funcionário no autoatendimento. Já o Banco do Brasil também autuado por falta de aferição da temperatura, de painel de chamada dos números adaptado e ausência de dois banheiros adaptados.
Por fim em Bananeiras dois estabelecimentos autuados pela equipe do Procon-PB: Agência do Banco do Brasil da cidade foi autuada por por não dispor de senha impressa com horário, não dispor de funcionário exclusivo para atendimento aos idosos e deficientes nos caixas eletrônicos, não dispor do aviso sobre proibição do uso de celulares nos caixas, painel de senha sem o funcionamento do sinal sonoro de leitura de senha para atendimento aos portadores de necessidades visuais e não dispor de senha impressa via linguagem braile.
PB Agora
O Tribunal do Júri de João Pessoa condenou, ontem (25), Danilo Santos da Silva, de…
O consumidor pessoense que vai fazer compras durante a Black Friday deve ficar alerta e…
Por meio de decisão o Juízo da 2ª Vara Mista de Itaporanga determinou que os…
Um veículo foi encontrado, na madrugada de hoje (26), completamente destruído. De acordo com a…
Em entrevista na noite de ontem (25), ao programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de…
O Instituto Nacional do Semiárido (INSA) encerra, hoje (26), as inscrições para concurso público. A…