A produção de grãos na Paraíba está em ascensão, trazendo resultados favoráveis para a safra 2022/23. Segundo o 11º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado recentemente pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o estado registra um crescimento estimado de 32,4% na produção, saltando de 115,6 mil para 153,1 mil toneladas em relação à safra anterior.
O sucesso da Paraíba nesse cenário é acompanhado por um incremento significativo na produtividade. Enquanto a área cultivada apresenta um aumento de 32,6%, indo de 527 para 698 quilos por hectare, a área total cresce 5% em relação à safra 2021/22, atingindo 78,3 milhões de hectares.
O presidente da Conab, Edegar Pretto, destaca que o avanço da colheita do milho segunda safra é um dos principais responsáveis pelo valor estimado de 320,1 milhões de toneladas de grãos na safra brasileira. O milho tem apresentado produtividades superiores às previstas, aliado ao desempenho favorável das culturas ainda em campo.
Na Paraíba, o feijão é um destaque particular, com estimativa de aumento de 40,8% na produtividade, projetando um salto de 37,9 mil para 51,1 mil toneladas do produto. Além disso, a área plantada de arroz aumentou em 27,3%, resultando em um crescimento de 28,6% na produção, de 2,1 mil para 2,7 mil toneladas.
O estado tem investido na ampliação da área cultivada e no aumento da produtividade, contribuindo para os resultados expressivos na produção de grãos. O presidente da Conab ressalta a importância de um bom desenvolvimento das lavouras e da diversificação de culturas para fortalecer a segurança alimentar e a economia local.