A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) executará diariamente as ações do programa de educação ambiental Amigos da Praia. A partir desta segunda-feira (22), uma tenda estará montada no Busto de Tamandaré para orientar a população sobre o descarte adequado de resíduos produzidos durante a permanência das pessoas nas praias. Neste sábado (20), a ação ocorreu nas praias de Tambaú e Cabo Branco. Já neste domingo (21), os agentes ambientais estarão em Cabo Branco, na altura da Avenida Beira Rio.
O superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, afirma que o objetivo é levar a mensagem de sustentabilidade ao maior número possível de pessoas. “Nossos agentes ambientais entregam sacolas biodegradáveis, orientando o armazenamento dos itens consumidos durante a permanência na praia, seja comida ou bebida, de forma que, na próxima vez, a pessoa já leve sua própria sacola”, afirmou. Além das ações de final de semana nas praias do litoral pessoense, com programação que inclui Bessa, Manaíra e Seixas, a Emlur fará o trabalho permanente no Busto de Tamandaré, nos sete dias da semana.
O gerente de restaurante, Eduardo Gondim, mora em Brasília e está pela primeira vez em João Pessoa. Ao ser abordado pela equipe do programa, ele já estava com sua sacola para armazenar as latinhas de cerveja. “Eu não conhecia nenhum trabalho educativo similar. Estive no Rio de janeiro há pouco tempo, e lá não tem esse tipo de ação. João Pessoa está de parabéns”, comentou o turista.
O casal Grazi Oliveira e Mateus Andrade levaram o filhinho Fernando para aproveitar o sábado de sol na praia de Cabo Branco. Eles receberam as sacolinhas biodegradáveis para acondicionar itens como água mineral e refrigerante. “O coco nós vamos deixar no contêiner da calçadinha”, contou ela. Esta é a primeira vez deles em João Pessoa e estão adorando a cidade.
Baticumlata – O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, abre os trabalhos na concentração das equipes dos agentes ambientais para atrair a população com seu som único e seus instrumentos musicais diferenciados, a exemplo de bombonas de tambores de metais e de plástico, caixa de papel e cilindro de gás de ar condicionado.
A ação educativa ocorre tanto na calçadinha, quanto na faixa de areia. Além disso, há uma abordagem aos trabalhadores de bares e quiosques sobre como fazer a separação dos resíduos entre secos (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos). Na noite deste sábado, o programa Amigos da Praia presta informações ambientais durante a realização do Forró Verão, no Busto de Tamandaré.
Parceiros – A realização do programa Amigos da Praia conta com o apoio das Secretarias de Meio Ambiente (Semam), que faz o trabalho educativo e distribui mudas de árvores nativas; Turismo (Setur), que desempenha ações de orientação junto à rede hoteleira; Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a questão do ordenamento dos bares, quiosques e ambulantes; Saúde (SMS), com ações de vigilância sanitária nos quiosques; e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), resguardando os direitos dos consumidores.
Calendário de ações do programa Amigos da Praia
22.01 a 10.02 – Busto de Tamandaré
21.01 – Praia de Cabo Branco (final da Beira Rio)
27.01 – Praia do Bessa (em frente ao Bessa Grill)
28.01 – Praia de Manaíra (em frente ao Mag Shopping)
03 e 04.02 – Praia dos Seixas (próximo ao Lovina)
PB Agora
O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), deputado Adriano Galdino (Republicanos), afirmou que uma…
A morte do jornalista, escritor e produtor cultural Carlos Aranha, aos 78 anos, nos obriga…
O deputado estadual Sargento Rui (PL) revelou nesta terça-feira (12) que recebeu convites para se…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) se pronunciou nesta terça-feira (12) sobre o pedido de…
O resultado final das provas objetivas do concurso público para o Instituto de Previdência do…
Em Carta Circular assinada pelo bispo diocesano, Dom Dulcênio de Fontes Matos, a Diocese de…