Programa ‘Coleta Seletiva é arte na Escola’ vai beneficiar 19 instituições de ensino de tempo integral

PUBLICIDADE

A execução do programa “Coleta Seletiva é Arte na Escola” vai começar ainda neste mês. Lançado nesta quarta-feira (1º) pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), a iniciativa vai contemplar 19 escolas de tempo integral para influenciar a criação de hábitos de defesa do meio ambiente e alertar a sociedade sobre excesso de consumo e descarte de resíduos. A apresentação do programa ocorreu no Centro de Capacitação dos Professores (Cecapro).

Conforme o superintendente da Emlur, Ricardo Veloso, levar a conscientização ambiental às instituições de ensino significa mobilizar toda a comunidade escolar, incluindo alunos, professores, pais e responsáveis, além dos servidores. “O docente é uma referência para a geração de amanhã, então, debater a coleta seletiva na escola significa que a criança vai levar a mensagem para casa e cobrar a conduta dos pais”.

O superintendente-executivo, Igo Morais, destaca que o momento é de construção conjunta e de incentivar o descarte correto de resíduos em toda João Pessoa. “Introduzimos a educação ambiental na vertente da coleta seletiva e contamos com os alunos para serem multiplicadores da mensagem”.

A chefe do Departamento de Programa Especiais da Sedec, Alcilene Andrade, representou a secretária América Castro. De acordo com ela, o programa contempla as escolas de tempo integral devido ao fato de terem uma grade curricular maior. “A educação ambiental precisa ser vivenciada. É necessário tempo para que as temáticas sejam trabalhadas”.

O secretário-executivo de Meio Ambiente, Djalma de Castro, falou sobre o programa da Semam que faz o plantio de árvores nas escolas municipais e a realização de palestras, também em parceria com a Emlur. “Trabalhamos questões da fauna e da flora, tendo o Parque Arruda Câmara como referência, e agora é muito positivo esse programa com ênfase na sustentabilidade”.

Apresentação – A abertura do evento para apresentação do programa aos gestores das escolas contempladas contou com participação do coral da Escola Municipal Edme Tavares, do Bairro das Indústrias. O grupo apresentou o número “Cordel das Lavadeiras e o Boi do Arco”. O coral já usa em suas apresentações objetos e adereços feitos a partir do reaproveitamento de materiais.

O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata, que utiliza como instrumentos musicais, materiais recicláveis, tocou canções que tratam a questão da sustentabilidade.

A coordenadora de Educação Ambiental da Emlur, Carol Estrela, afirma que a primeira escola será visitada ainda neste mês, mediante sorteio. “Daremos início ao programa ainda neste ano letivo e seguiremos em 2024, nas demais escolas de tempo integral”.

A equipe de Educação Ambiental vai apresentar nas escolas as mais diversas formas de seletividade dos resíduos e as formas de acondicionamento. “A proposta é ficarmos dois dias em cada escola para desenvolver as atividades”, pontua Carol Estrela.

Programação – Além do conteúdo teórico com palestras, haverá a parte lúdica para envolver os alunos. O grupo Baticumlata fará apresentações, para mostrar que é possível produzir música com materiais de plástico, metal e até papel, que, em vez de jogados fora, são transformados em instrumentos musicais.

O grupo de teatro “Arte do Riso” fará uma apresentação sobre a temática da coleta seletiva e os artesãos da Emlur vão expor peças da Oficina de Artes com produtos como brinquedos, artigos decorativos e utensílios domésticos, produzidos a partir do reaproveitamento de produtos de metal, papel, plástico e vidro.

Segundo Carol Estrela, será lançado um desafio para os alunos e professores da instituição, que poderão desenvolver atividades sobre coleta seletiva sob três formas: produção textual, trabalho manual e produção de instrumentos musicais. A avaliação das atividades será feita por mesa julgadora de servidores da Emlur e da própria escola.

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Momento é de gratidão”, diz Cícero Lucena durante peregrinação da Romaria da Penha neste sábado

A Romaria da Penha confirmou, mais uma vez, uma tradição que atravessa gerações, reunindo milhares…

24 de novembro de 2024

Conselheira tutelar vítima de tentativa de feminicídio em Bayeux segue em estado grave no Hospital de Trauma de João Pessoa

Vítima de tentativa de feminicídio, a conselheira tutelar conhecida como Professora Rejane segue internada no…

24 de novembro de 2024

CBF define duelos de Botafogo-PB e Treze na fase preliminar da Copa do Nordeste

Na última sexta-feira (22), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a lista de confrontos…

24 de novembro de 2024

Efraim Filho cobra mobilização da bancada paraibana contra a suspensão do abastecimento de água

Para o senador, decisão do STF sobre orçamento só prejudica. "Água é vida! É inadmissível…

24 de novembro de 2024

Sargento Neto deixa secretaria na PMCG e volta a integrar bancada de oposição na ALPB

O deputado estadual (licenciado) Sargento Neto (PL) deixou o cargo de secretário de Serviços Urbanos…

24 de novembro de 2024

Delegado da Polícia Federal Derly Brasileiro toma posse na Academia Paraibana de Direito

O Delegado de Polícia Federal (PF) Derly Pereira Brasileiro, em conjunto com demais membros, tomará…

24 de novembro de 2024