Categorias: Paraíba

Programação especial comemora 20 anos do Eca em Bayeux

PUBLICIDADE

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes, o CMDCA, de Bayeux promove, nesta terça-feira (20), uma série de atividades alusivas aos 20 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o Eca. A programação começa às 8h, no pátio da Prefeitura. Apresentações culturais, campanhas de saúde e atividades educativas vão marcar os trabalhos, que só devem ser encerrados às 17h.

 

As Secretarias de Saúde, Ação Social e Educação participam da comemoração. Serão montadas tendas com serviços de verificação de pressão, escovódromo, avaliação física e vacinação gratuita. O atendimento será voltado a toda população. Para os estudantes da rede pública, a Secretaria de Educação vai disponibilizar o Rede de Leitura, programa que incentiva o hábito de ler entre os pequenos. Além dos órgãos municipais, o evento conta com o apoio do Ministério Público e do Conselho Tutelar.

 

Para o presidente do Conselho Tutelar, Emnanuel Jorge Gomes, o Eca representa avanços na garantia dos Direitos das Crianças e Adolescentes. Segundo o levantamento do órgão, 111 denúncias foram registradas e 310 processos estão em andamento, só neste ano. O número é menor que o registrado em 2009. “Na maioria dos casos, os agressores são punidos, o que dá mais tranquilidade às vítimas”, destaca.

 

Apesar de reconhecer que alguns projetos beneficiaram crianças e jovens, a promotora da Infância e Juventude de Bayeux, Renata da Luz, aponta que as drogas ainda representam um entrave e devem ser combatidas com rigor. Ela também explica que, mesmo com o aumento das denúncias e o combate aos agressores, o foco do Estatuto está na prevenção da violência e não só na punição. “Conquistamos alguns avanços, nestes 20 anos do Estatuto, mas temos pouco a comemorar”, lamenta a promotora.

 

Com o intuito de garantir a proteção das crianças e jovens da cidade, a Prefeitura de Bayeux realiza parcerias e disponibiliza vários programas voltados a este público. Segundo a presidente do CMDCA, Lidiane da Luz, a principal contribuição dos programas está na informação. “Houve uma mudança de consciência. Hoje, a sociedade está mais informada e adota uma postura combativa em relação aos abusos”, pondera Lidiane.

 

Para o prefeito Jota Júnior, a garantia dos direitos dos cidadãos de todas as faixas etárias está entre as prioridades do município. “Com o apoio dos nossos auxiliares, já promovemos algumas mudanças. Uma das mais recentes, disponibiliza o registro gratuito, de todos os bebês, na própria maternidade de Bayeux”, avalia o gestor.
 

 

Redação com Codecom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CGU aponta mais de R$ 10 milhões em pagamentos indevidos a servidores de universidades da PB durante a pandemia

A Controladoria-Geral da União (CGU) divulgou os resultados de uma auditoria que identificou indícios de…

15 de janeiro de 2025

Deputado federal paraibano faz apelo por doação de sangue para sua mãe

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Romero Rodrigues (Podemos), fez ontem (14),…

15 de janeiro de 2025

Castro Pinto se destaca como o quarto aeroporto com maior movimentação de passageiros da Aena no Brasil em 2024

O Aeroporto Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa, encerrou 2024 com um crescimento expressivo…

15 de janeiro de 2025

Nordeste segue com alerta de chuvas intensas nesta quarta-feira

Chuvas, ventos e destruição. Estados do Nordeste seguem em alerta por causa do risco de…

15 de janeiro de 2025

Flamengo faz treino  no CT do Serra Branca para enfrentar o Madureira pelo  Carioca em Campina Grande

O time  “2” do Flamengo está em Campina Grande para disputar a segunda partida do Campeonato…

15 de janeiro de 2025

Com nome cotado para a disputa pelo governo, Cícero fala sobre visita ao Cariri, mas reafirma foco em JP: “Gesto de gratidão”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), esteve nessa terça-feira (14) no município de…

15 de janeiro de 2025