Categorias: CulturaParaíba

Projeto apresenta três dias de concertos gratuitos no Centro Cultural de São Francisco

PUBLICIDADE

O projeto ‘Viva o Centro com Música’ apresenta três dias de concertos gratuitos no Centro Cultural São Francisco (CCSF), de 22 a 24 de janeiro, sempre a partir das 17h30. Com uma programação que celebra a diversidade da música, o evento convida o público a vivenciar uma experiência única que une a beleza do Centro Histórico à magia da música. A entrada e o estacionamento são gratuitos para todos os públicos.

Nesta quarta-feira (22), a partir das 17h30, se apresenta a camerata Curta Ópera e a soprano Izadora França com um repertório encantador com clássicos da ópera e musicais, incluindo a emocionante “Ave Maria” de Franz Schubert, compositor austríaco que viveu muitos anos em Viena. A partir das 18h15 é a vez o grupo do quarteto de trombones JP-Bone se apresentar.

Curta Ópera PB – Grupo de canto lírico paraibano, que surgiu em 2024, após apresentações no projeto ‘Viva o Centro com Música’, no Centro Cultural São Francisco. É formado por quatro cantores líricos: Izadora França, Leonardo Domingos, Klaiton D´Araújo, Eduardo Cunha Lima e dois pianistas Vinicius Sales e Hamurabi Ferreira. Os cantores são conduzidos pelo professor e maestro Carlos Anísio.

O JP-Bone é um quarteto de trombones fundado em 2014, em João Pessoa (PB), composto por professores e músicos da Orquestra Sinfônica da Paraíba e da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa. Integrante do grupo de pesquisa em performance e pedagogia do trombone e da Associação de Trombonistas da Paraíba (ATPB), o quarteto é formado pelos professores Sabiano Araújo, Robson Franklyn, Rogério Vicente (trombone tenor) e Alexandre Ferreira (trombone baixo). O grupo tem como objetivo difundir gêneros da música brasileira e clássica ocidental, utilizando estudos históricos e formais para aperfeiçoar a interpretação e oferecer experiências musicais de alta qualidade.

Quinta-feira (23), às 17h30, o pianista Vinícius Sales e o barítono Eduardo Cunha Lima interpretam belas Canções Brasileiras de Câmara, incluindo a comovente “Ave Maria”. Às 18h15 a Big Band Rubacão Jazz se apresenta com sua sonoridade vibrante, e um repertório que vai do frevo ao jazz, incluindo clássicos internacionais e composições de artistas locais.

A Rubacão Jazz é uma orquestra em formato de Big Band, uma clássica formação instrumental que inclui os naipes de saxofones, trombones e trompetes, além de contar com instrumentos de apoio como bateria, percussão, guitarra, piano, sanfona e baixo. Com mais de dez anos de atuação, a Rubacão Jazz se destaca no cenário cultural de João Pessoa por ser um grupo que não se dedica apenas à performance instrumental, mas também com a pesquisa histórica do nosso repertório brasileiro por meio do resgate de clássicos da nossa música. Seu repertório vai do frevo ao jazz, passando pelos clássicos vindos do estrangeiro e músicas de compositores e arranjadores locais.

Na sexta-feira (24), a partir das 17h30, é o dia dedicado à ópera com a apresentação da obra-prima “Orfeu e Eurídice”, uma ópera de Christoph Willibald Gluck, estreada em 1762 em Viena, que marca uma revolução na ópera ao simplificar a estrutura musical e enfatizar a expressão emocional. Baseada no mito grego de Orfeu, narra a história do músico lendário que desce ao submundo para resgatar sua amada Eurídice, morta tragicamente. Comovido pelo amor e pela música de Orfeu, Plutão permite que ele a leve de volta à vida, sob a condição de não olhar para ela até chegarem à superfície. Orfeu sucumbe à dúvida e quebra a regra, perdendo Eurídice novamente, mas a obra oferece um final feliz, com os deuses intercedendo para reuni-los. A ópera é conhecida por árias célebres como “Che farò senza Euridice?” e pela inovadora união de drama e música, consolidando Gluck como um precursor do estilo clássico.

Em seguida, no mesmo dia, às 18h15, se apresenta o combo Instrumental Rubacão Jazz que, formado por talentosos músicos da Big Band, explora a improvisação e a riqueza do jazz em um formato intimista. Para este dia, teremos uma formação composta por: Rodrigo Alves (saxofone), Diego Rafael (guitarra), Hermano de Paula (baixo) e Caio Bertazzolli (bateria). A partir desta sólida formação em trio, outros instrumentos podem integrar o combo a fim de executar tanto melodias clássicas quanto regionais, fazendo uso de improvisos e variações, características típicas da linguagem do jazz. 

Viva o Centro com Música – É uma iniciativa da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Município (Secitec-JP) e da Agência de Inovação e Tecnologia de João Pessoa (Inovatec JP), em parceria com o Governo do Estado da Paraíba. O projeto busca revitalizar o Centro Histórico, através da cultura, e democratizar o acesso à música de qualidade, utilizando tecnologias inovadoras para gravação e sonorização.

O casal de Santos (SP), Viviane e Carlos Barbosa, de férias em João Pessoa, disse que nunca havia assistido a uma ópera por considerar um estilo pouco publicizado onde moram. “Só aqui mesmo para encontrar essa junção de arquitetura e música aliada a história. João Pessoa é surpreendente mesmo”, relatou Carlos Barbosa, que prometeu voltar para passar mais tempo na cidade.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Incêndio destrói fábrica de colchões e estofados em Campina Grande

Na madrugada desta quinta-feira (23), um incêndio devastou uma fábrica de colchões e estofados localizada…

23 de janeiro de 2025

Lula orienta ministros a se licenciarem para apoiar Hugo Motta e Davi Alcolumbre nas eleições do Congresso

O presidente Lula solicitou que seus ministros com mandatos no Congresso se licenciem para votar…

23 de janeiro de 2025

Segurança da Câmara Municipal de João Pessoa morre vítima de infarto fulminante

Na manhã desta quinta-feira (23), Marcos Medeiros, segurança da Câmara Municipal de João Pessoa, faleceu…

23 de janeiro de 2025

Em menos de 15 minutos, a PRF na Paraíba apreende mais três motos adulteradas e furtadas

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou, por meio de esforços empregados na última quarta-feira (22),…

23 de janeiro de 2025

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e…

23 de janeiro de 2025

Oscar 2025:’Ainda estou aqui’ tem três indicações ao Oscar e concorre a Filme, Filme Internacional e Atriz

Fim da expectativa. Vencedor do Globo de Ouro na categoria melhor atriz, o filme “Ainda…

23 de janeiro de 2025