O vereador Geraldo Amorim (PDT) apresentou projeto de lei que dispõe sobre a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos na cidade de João Pessoa. Para ter direito à dispensa da taxa, o cidadão precisa comprovar que esteja desempregado ou que receba apenas um salário mínimo mensal.
O projeto de lei visa, segundo o parlamentar, corrigir uma falha que vem sendo perpetuada contra o cidadão comum, desprovido de recursos financeiros. Para Amorim, exigir a taxa de inscrição em concurso público tem propiciado o surgimento de verdadeiras “indústrias”, onde administradores não muito escrupulosos, em conluio com entidades especializadas, arrecadam imensas fortunas, oferecendo um reduzido número de vagas.
Para o parlamentar, a aprovação do projeto de lei representa um passo importantíssimo na inclusão daqueles cidadãos menos favorecidos pela própria sorte. Conforme Amorim, se o legislador constituinte teve a intenção de permitir o ingresso no serviço público apenas através dos concursos, com certeza não era do seu pensamento criar obstáculos aos cidadãos carentes de recursos financeiros.
“O estabelecimento de altas taxas, nos mais variados concursos públicos, tem funcionado como fator determinante da eliminação antecipada. Consideramos por demais oportuna a aprovação do projeto de lei, por entender como um passo a mais na inclusão social: é o poder público preocupado com uma melhor distribuição de oportunidades”, ressaltou Amorim.
Assessoria
O governador João Azevêdo (PSB) vai ou não candidatar-se ao Senado? Essa talvez seja a…
O deputado estadual Felipe Leitão, que assumirá a vice-presidência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB)…
O vereador eleito Rômulo Dantas (Mobiliza) anunciou apoio, nesta sexta-feira (29), ao projeto de reeleição…
O deputado federal Mersinho Lucena (PP) revelou, nesta sexta-feira (29), que seu nome tem sido lembrado para…
A Prefeitura de João Pessoa, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado…
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou, nessa quinta-feira (28), o novo Boletim Epidemiológico…