“Neste momento, quero agradecer aos colegas que participaram da eleição, dando esse voto de confiança à minha pessoa. Espero desenvolver essa missão nova e importante que é estar à frente da Ouvidoria do Ministério Público da Paraíba. Haverá um esforço para corresponder às expectativas que foram depositadas no meu nome”, disse o ouvidor eleito do MPPB, José Guilherme Soares Lemos. Ele foi escolhido por 71,88% da classe para estar no cargo no biênio 2024-2026. A data da posse ainda será anunciada, mas deve ocorrer em julho, quando termina o mandato do atual ouvidor, Aristóteles de Santana Ferreira.
Guilherme Lemos – que foi candidato único no pleito – é natural de João Pessoa e ingressou na carreira do Ministério Público em 27 de junho de 1994, como substituto na Promotoria de Alagoinha. Exerceu atribuições em Sousa, Campina Grande e João Pessoa. Como promotor, ocupou vários cargos na administração, sendo o último de coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (Ncap). Tornou-se procurador em junho de 2023 e, atualmente, é o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf/MPPB).
Estavam aptos a votar todos os 217 membros da instituição, entre promotores e procuradores de Justiça. Foram computados 158 votos, sendo 156 validados para José Guilherme e dois nulos. A eleição ocorreu entre as 8h e as 16h, por meio do Sistema de Votação do MPPB, que permite aos integrantes votar remotamente. O resultado foi proclamado pelo presidente da Comissão de Acompanhamento da Eleição, o procurador de Justiça, Francisco Paula Ferreira Lavor, logo após o encerramento do sistema. A comissão eleitoral também foi integrada pelos promotores de Justiça, Cláudio Antônio Cavalcanti e Francisco Lianza Neto.
A Ouvidoria
A Ouvidoria, a Procuradoria-Geral de Justiça, a Corregedoria-Geral, o Conselho Superior e o Colégio de Procuradores são os órgãos da administração superior do Ministério Público da Paraíba. A Ouvidoria contribui para elevar os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas pela instituição, permitindo o fortalecimento da cidadania, na medida em que é a porta principal do MPPB para a entrada das demandas sociais. Pode ser acessada, juntamente com outros canais da instituição, em www.mppb.mp.br/faleconosco.