Categorias: Paraíba

Promotoria de Saúde discutea falta de leitos pediátricos

PUBLICIDADE

 Promotoria de Saúde discute em audiência falta de leitos pediátricos na Capital

A Promotoria da Saúde de João Pessoa realizou na tarde desta quinta-feira (12) duas audiência públicas para discutir a situação dos leitos de pediatria em João Pessoa. De acordo com a promotora da Saúde em substituição, Fabiana Lobo, as audiências foram motivada por um pedido da Sociedade Paraibana de Pediatria que vem denunciando o número insuficiente de leitos no Estado.

Ficou acordado que os gestores de Saúde do Município ou do Estado terão o prazo de 10 dias para apresentar proposta de locação do Hospital Santa Paula. Ainda foi instaurado um inquérito civil para apurar a aplicação das verbas do Sistema Único de Saúde (SUS) no Hospital Napoleão Laureano. As audiências foram conduzidas pelas promotoras de Defesa dos Direitos da Saúde em substituição, Adriana Amorim e Fabiana Lobo.

Em relação ao Hospital Santa Paula, o foco foi o impasse entre a administração da unidade e o Estado e o Município para fechar acordo sobre a locação dos leitos do hospital. O Santa Paula, que era conveniado ao Sistema Único de Saúde (SUS), fechou em dezembro do ano passado 44 leitos de pediatria e 14 de leitos UTI pediátrica. “A Sociedade Paraibana de Pediatria pediu a intervenção do Ministério Público para que se chegue a um consenso sobre o valor da locação desses leitos”, explicou a promotora Fabiana Lobo.

Sobre o Hospital Napoleão Laureano foi discutido o projeto de instalação de UTI pediátrica.

“Também demos o prazo de 10 dias para que a direção apresente documentos requeridos pela Secretaria Municipal de Saúde”, contou a promotora Adriana Amorim.

Os documentos são os demonstrativos de aplicação dos recursos financeiros de incentivos recebidos pelo Integrasus e IAC de 2007 a dezembro de 2011 e ainda o demonstrativo do custo de aquisição dos medicamentos quimioterápicos de 2011. A promotoria também vai oficiar o Denasus, para que, no prazo de 30 dias, realize auditoria específica no hospital.

Do Hospital Santa Paula, participaram da audiência o diretor-proprietário, Antônio Cristóvão Araújo Silva, a diretora-técnica, Maria Socorro Lima e a advogada, Vanina Modesto. Do Hospital Napoleão Laureano, participou o diretor-geral, João Batista Simões.

A representante do Estado foi a gerente de regulação da Secretaria de Saúde, Mércia Maria Coutinho, e do Município foram os diretores de regulação da Secretaria de Saúde de João Pessoa, Alessandro de Souza Melo e Isabelle Cristina Taveira. Leonardo de Farias Nóbrega, assessor jurídico, representou o SUS e da Sociedade Paraibana de Pediatria, a presidente, Kátia Laureano dos Santos.

 

Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

UFCG lança vestibular para curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola

São disponibilizadas 35 vagas. Inscrições seguem até o dia 31 de outubro, de forma online.…

21 de outubro de 2024

Pais acusam Hospital de Boqueirão de negligência após morte de bebê; prefeitura emite nota de pesar

Os pais de uma bebê de dois anos e oito meses acusam a equipe médica…

21 de outubro de 2024

Comissão de Finanças da CMJP é favorável a três realocações orçamentárias que somam R$ 8,7 milhões

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO) da Câmara Municipal de João…

21 de outubro de 2024

Promotor Francisco Seráphico Filho toma posse no cargo de desembargador nesta terça-feira

No dia 22 (terça-feira), a partir das 15h, o promotor de Justiça Francisco Seráphico da Nóbrega Filho será…

21 de outubro de 2024

Crença na vitória de Cícero Lucena no segundo turno atinge 72,9%, aponta PB Agora/Datavox

Pesquisa realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora revela que, independentemente…

21 de outubro de 2024

PB Agora/Datavox: Cícero lidera disputa pela prefeitura de João Pessoa com mais que o dobro das intenções de voto de Queiroga

Pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Datavox, em parceria com o portal PB Agora, divulgada neste…

21 de outubro de 2024