Categorias: Paraíba

Promotoria realiza inspeção em abrigo de idosos de JP

PUBLICIDADE

 Após realizar, no início do mês, reuniões com instituições que acolhem idosos no Estado, e receber informações que a Vigilância Sanitária poderá fechar a instituição Ministério de Atendimento e Assistência de Acompanhamento e Instituto – Maanain, o Ministério Público do Estado através da promotora de Justiça do Cidadão, Sônia Maia, resolveu ver de perto essa realidade na terça-feira (30).

 

 

De acordo com a promotora, a Agevisa realizou este ano uma inspeção na Maanain e detectou que, para não fechar suas portas, a instituição tem que contratar profissionais qualificados para atender as noves idosas , a exemplo de enfermeiras e cuidadores de idosos que, de acordo com o responsável pela instituição, Pastor Edson, a Maanain não tem condições de arcar com esses profissionais. “A Maanain é mantida através de doações de igrejas evangélicas e dos rendimentos das 9 idosas que ali residem”.

 

Ele informou ainda que as idosas recebem cerca de um salário mínimo, o que dar somente para manter as despesas da casa e de uso pessoal e os funcionários que trabalham no local.

 

A promotora Sônia Maia visitou o Núcleo e Especial de Acolhimento do Estado para ver se haveria condições de abrigar as nove idosas. “Minha preocupação é que essas idosas são muito frágeis e não podemos deixar essas pessoas sem um local apropriado para viver, elas precisam ficar em uma acomodação digna e de qualidade”, disse Sônia ao ser informada que o Núcleo não só recebe idosos, mas pessoas, entre adolescentes, com problemas de saúde graves e até doenças contagiosas.

 

“O Núcleo é um espaço muito bom com capacidade de abrigar 68 pessoas rotativas, mas não tem condições de receber as idosas por ter pessoas hospedadas com várias patologias e os idosos da Maanain não podem ficar expostos a essas doenças” explicou a promotora ao afirmar que as idosas vão sentir, além de tudo, toda mudança de ambientação.

 

A promotora solicitou do responsável pela Manaain uma planilha de custos com todas as doações e encargos para que o Ministério Público tome as providências necessárias “Nossa função é proteger os idosos e dar a eles melhor condição de vida”, disse Sônia .

 

MPPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é morto a tiros por homens de moto em plena luz do dia no Cristo Redentor

Na manhã desta quinta-feira (28), um homicídio chocou os moradores da Rua Felinto de Arruda…

28 de novembro de 2024

Mesmo com candidatura de João ao Senado, Jhony não descarta PSB na disputa pelo Governo em 2026: “Há espaço”

O ex-candidato a prefeito de Campina Grande, Jhony Bezerra (PSB), demonstrou seu apoio à candidatura…

28 de novembro de 2024

Prefeito de Serra Redonda é intimado a explicar irregularidades em contrato de mais de meio milhão

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) intimou o prefeito de Serra Redonda,…

28 de novembro de 2024

Morre o comunicador e publicitário Cacá Teixeira, aos 64 anos

O jornalista, locutor e cineasta Cacá Teixeira faleceu na madrugada desta quinta-feira (28), aos 64…

28 de novembro de 2024

Mais de 3,2 mil cartinhas do Papai Noel dos Correios estão disponíveis para adoção na PB

Na Paraíba, mais de 3,2 mil cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios esperam por…

28 de novembro de 2024

Começa nesta quinta-feira, 1º Festival Literário Internacional da Paraíba

Música, teatro, gastronomia e literatura no encontro de autores com leitores. Começa nesta quinta-feira (28)…

28 de novembro de 2024