PROPAGANDA ENGANOSA: Carrefour em JP passa a ser investigado após recusar cobrir oferta da concorrência

PUBLICIDADE

A 44ª Promotoria de Justiça de João Pessoa, através do promotor Glauberto Bezerra, instaurou um inquérito civil para apurar as responsabilidades e adotar as providências necessárias em relação às irregularidades no que diz respeito à prática de publicidade enganosa por parte da empresa Carrefour. A investigação foi aberta após a reclamação do Sr. Gerailton Barbosa da Silva Maia, que afirmou que um outdoor na entrada do Carrefour garantia a cobertura do preço da concorrência com compromisso público registrado em cartório.

O consumidor apresentou o encarte da concorrência, o supermercado ‘Do Dia’, ao caixa 05 e solicitou que fosse concedido o desconto relativo ao preço praticado pela concorrente citada, ou seja, que fosse vendido no Carrefour ambos os itens por um preço inferior ao do ‘Do Dia’ ou que fosse devolvida a diferença, conforme a publicidade promovida pela empresa, mas seu pedido foi negado.

Em resposta à reclamação, a empresa Carrefour apresentou seus esclarecimentos iniciais, justificando a ausência de cobertura da referida promoção, que consta de compromisso público, em razão de que os requisitos regulamentares não foram preenchidos, notadamente pelo fato de que a concorrente “Do Dia” não se enquadra no conceito de supermercado ou hipermercado, pois possui área de venda superior a 3.000 m² e, no mínimo, 8 caixas.

Além disso, a empresa Carrefour se recusou a colaborar com a colheita de informações solicitadas pela Promotoria de Justiça no âmbito da referida Notícia de Fato, deixando de apresentar o nome do Diretor de Marketing responsável pela publicidade.

A conduta ilegal da empresa autuada em expor produtos em campanha promocional com descontos irreais e fictícios configura a prática de publicidade enganosa, em ofensa direta ao que dispõe do art. 37 do Códex Consumerista, que disciplina a vedação da publicidade enganosa e abusiva.

Com o objetivo de apurar questões e adotar as providências necessárias para proteger os direitos dos consumidores, o inquérito foi aberto. O promotor Glauberto Bezerra determinou que o Ministério Público do Consumidor (MP-PROCON) seja oficiado e receba cópias do presente procedimento para tomada de conhecimento pelo seu Diretor-Geral e adoção das medidas que entender cabíveis, enquanto que o Carrefour foi notificado para que apresente, no prazo de 10 dias úteis, os nomes das pessoas que compõem a Diretoria de Marketing e/ou Publicidade. O objetivo é possibilitar a realização de investigações mais precisas sobre o caso em questão.

Confira o documento:

001.2022.079633-Portaria de instauração de PP_IC nº 14_44° PJ – João Pessoa_2023-Portaria de instauração de PP_IC-2023-0000459251

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

Campina Grande e João Pessoa estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Parlamentar defende rodízio na liderança da base do governador João Azevêdo na ALPB; deputado Chico Mendes é o atual líder

A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…

24 de novembro de 2024

Semana começa com mais de 800 oportunidades de emprego em municípios paraibanos; confira!

A partir desta segunda-feira (25), o Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza 816…

24 de novembro de 2024

Fique atento! Primeira parcela do seu 13º salário deve ser paga até sexta-feira

Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela…

24 de novembro de 2024

Padrasto é suspeito de esfaquear enteada de 18 anos dentro de casa, em João Pessoa

Na madrugada deste domingo (24), uma jovem de apenas 18 anos foi esfaqueada dentro de…

24 de novembro de 2024