Categorias: Paraíba

Protesto por falta de água fecha BR na PB

PUBLICIDADE

 Os municípios de Sousa, no Sertão paraibano, a 433 km de João Pessoa, e Piancó, também no Sertão, a 398 km da Capital, que estão sem água, devem receber um reforço hídrico até outubro com a instalação de adutora e a abertura de comporta de açude para melhorar o abastecimento. Há protestos no interior por conta da falta de água e um trecho da BR-361 está fechado desde a manhã desta terça-feira (18).

 

Em Sousa, a crise hídrica se estabeleceu a partir da queda constante do volume no açude de São Gonçalo, que é o responsável pelo abastecimento da região, mas que está com apenas 7,1% da capacidade total de armazenamento, que é de 44,6 milhões de metros cúbicos (m³).

 

Segundo o diretor presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba, João Fernandes, a instalação de uma adutora, que vai captar água do Canal da Redenção, vai aliviar parte dos problemas enfrentados pela população.

 

“Tanto Aesa, como a Cagepa [Companhia de Água e Esgotos da Paraíba] estão trabalhando para que nos 40 dias, no máximo 60 dias, possamos entregar a nova adutora que vai trazer água do Canal da Redenção para reforçar o abastecimento em Sousa. Conversamos e fomos autorizados pela ANA [Agência Nacional das Águas] para utilizar a água e é o que vamos fazer”, afirmou João Fernandes.

 

Em Piancó, que enfrenta problemas sérios de abastecimento, a solução vai ser a liberação de água da barragem de Jenipapeiro, no município de Olho D’Água, para que o rio Piancó volte a ter água e amenize a situação. Desde a manhã desta terça-feira (18) que o km 78, da BR-361, em Piancó, está fechado com cerca de 1 km congestionamento. Os manifestantes protestam por conta dos problemas no abastecimento de água.

 

“É um outro esforço em conjunto. Vamos limpar o leito do rio Piancó, liberar água de Jenipapeiro para que o rio volte a ter água e possa amenizar a situação de crise. Foi a saída técnica que encontramos e estamos com equipes no local para realizar a operação”, concluiu João Fernandes.

 

Atualmente, a barragem de Jenipapeiro está com 21,7% dos cerca de 70,7 milhões de metros cúbicos de água que pode armazenar. Confira a última medição de água nos 124 açudes e barragens monitorados pela Aesa.

 



Correio

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Superintendente do Dnit-PB assegura que pontes na Paraíba estão seguras e não há risco de desabamento

O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na Paraíba, Antônio Monteiro,…

10 de janeiro de 2025

Enivaldo defende Lucas Ribeiro como candidato ao governo em 2026 e exalta capacidade de agregar do neto: “Não tem rejeição”

O ex-deputado e presidente estadual do Progressistas na Paraíba, Enivaldo Ribeiro, declarou nesta quinta-feira (9)…

10 de janeiro de 2025

Após informação sobre indicativo de greve de servidores do Hospital da FAP, Saúde de CG explica atraso no repasse de recursos

No início da tarde desta sexta-feira (10), a Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de…

10 de janeiro de 2025

Fiscalização da Cagepa autua mais de 350 imóveis em praias de JP e Cabedelo por religação clandestina e desvios

Mais de 2,3 mil imóveis já foram fiscalizados pela Companhia de Água e Esgotos da…

10 de janeiro de 2025

Duelo entre Serra Branca e Campinense dá início ao Campeonato Paraibano 2025 neste sábado (11)

É o Cariri contra o Agreste. Jogo de abertura do Campeonato Paraibano de 2025 será…

10 de janeiro de 2025

Passagem de ônibus em João Pessoa aumentará de R$ 4,90 para R$ 5,20, define conselho municipal

O Conselho Municipal de Mobilidade Urbana de João Pessoa aprovou, nesta sexta-feira (10), o aumento…

10 de janeiro de 2025