Categorias: Paraíba

Quarentena causou diminuição de registros de divórcios na Paraíba

PUBLICIDADE

Ao contrário do que se pensava, a pandemia do novo coronavírus não fez os divórcios aumentarem na Paraíba, apesar do crescimento do número de casos no Brasil. Números da pesquisa do Colégio Notarial Brasileiro (CNB), revela que enquanto o número de divórcios consensuais realizados no país entre os meses de maio e junho tiveram um aumento de 18,7%, na Paraíba houve diminuição de separações consensuais.

Na Paraíba, 35 divórcios foram registrados entre os meses de maio e junho deste ano. Na comparação com os meses de maio e junho do ano passado, o número de divórcios na Paraíba não acompanhou a média nacional, registrando uma queda. Foram realizados 67 divórcios em maio e 45 em junho de 2019. No Brasil o número de divórcios consensuais realizados no país entre os meses de maio e junho tiveram um aumento de 18,7%. O período que coincide com o começo do isolamento social causado pela pandemia do coronavírus que pode ter sido um dos fatores que contribuíram para o acréscimo no número de divórcios no Brasil, além disso, uma medida do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que torna mais fácil os pedidos de divórcio também deve ter contribuído.

Questionada dos motivos que levaram o Brasil a aumentar o número de divórcios, a psicóloga clínica humanista, Carla Suânne: “As mudanças proporcionadas pela pandemia certamente influenciaram muito a maneira como estamos nos relacionando. O isolamento social modificou a rotina da maioria das pessoas, proporcionando essencialmente mais tempo em casa. Dessa forma, elenco como principal impacto da pandemia nos casais, a intensificação da convivência, que corresponde a mais tempo juntos e possibilidade de desentendimento. O que se percebe é que muitas questões encobertas pela rotina e trabalho, por exemplo, vieram à tona neste momento. Dessa forma, os primeiros desafios encontrados pelo casal são os problemas pré-existentes na relação. Ou seja, a pandemia e o isolamento acabaram colocando uma lente de aumento nos problemas já enfrentados pelo casal. Por outro lado, a pandemia é o suficiente para causar novos desafios, pois estamos enfrentando um momento de muito estresse, por exemplo, o que por sua vez proporciona impaciência, intolerância, dificuldades para ouvir e facilita distorções na maneira de falar, ouvir ou se posicionar”, afirmou.

 

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CG e JP estão entre as 100 cidades brasileiras com melhor educação no Brasil

O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…

25 de novembro de 2024

Fim da escala 6X1: Especialista paraibano avalia prejuízos da PEC para o setor produtivo: “Estamos competindo com o mundo”

A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…

25 de novembro de 2024

A partir de hoje: 70 municípios da PB têm serviços de abastecimento de água por carros-pipa suspensos

A partir desta segunda-feira (25), ao menos 70 municípios da Paraíba terão os serviços de…

25 de novembro de 2024

Alerta de chuva para 25 municípios da Paraíba segue válido até esta segunda-feira 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste domingo (24), um alerta de perigo potencial…

25 de novembro de 2024

Dança das cadeiras: médico Jhony Bezerra é cotado para comandar a PB Saúde com apoio do Republicanos

O médico e ex-prefeitável campinense Jhony Bezerra, filiado ao PSB, está prestes a assumir a…

25 de novembro de 2024

Governador do Piauí exalta candidatura de Hugo Motta à presidência da Câmara

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), exaltou a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB)…

25 de novembro de 2024