Os municípios de Teixeira, Baraúna, São José do Brejo do Cruz e Manaíra estão sob risco de surto de Dengue, Chikungunya e Zika de acordo com o novo boletim epidemiológico da gerência executiva de Vigilância em Saúde.
Segundo a gerente operacional de vigilância epidemiológica, Talitha Lira, a Secretaria de Saúde do estado já entrou em contato as cidades sob alerta e orientou que fossem realizadas ações de conscientização com os moradores.
“Para evitar o surto, é fundamental não deixar o mosquito nascer”, pontuou.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, nos três primeiros meses de 2023 foram registrados 1.817 casos prováveis de doenças causadas pelo Aedes Aegypti. O número é 76% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados mais de 7 mil casos.
Para Talitha, o dado está subnotificado e dificulta a tomada de decisão assertiva por parte das autoridades de Saúde. “É preciso fortalecer a sistema de notificações, alertando os profissionais de saúde sobre a importância de sinalizar casos prováveis de Dengue, Chikungunya e Zika. E essa notificação é feita através da observação dos sinais e sintomas dos pacientes”, explicou ela em entrevista ao sistema Tambaú nesta quarta-feira (05).
Redação