Os municípios de Teixeira, Baraúna, São José do Brejo do Cruz e Manaíra estão sob risco de surto de Dengue, Chikungunya e Zika de acordo com o novo boletim epidemiológico da gerência executiva de Vigilância em Saúde.
Segundo a gerente operacional de vigilância epidemiológica, Talitha Lira, a Secretaria de Saúde do estado já entrou em contato as cidades sob alerta e orientou que fossem realizadas ações de conscientização com os moradores.
“Para evitar o surto, é fundamental não deixar o mosquito nascer”, pontuou.
De acordo com o boletim epidemiológico divulgado, nos três primeiros meses de 2023 foram registrados 1.817 casos prováveis de doenças causadas pelo Aedes Aegypti. O número é 76% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados mais de 7 mil casos.
Para Talitha, o dado está subnotificado e dificulta a tomada de decisão assertiva por parte das autoridades de Saúde. “É preciso fortalecer a sistema de notificações, alertando os profissionais de saúde sobre a importância de sinalizar casos prováveis de Dengue, Chikungunya e Zika. E essa notificação é feita através da observação dos sinais e sintomas dos pacientes”, explicou ela em entrevista ao sistema Tambaú nesta quarta-feira (05).
Redação
Os pagamentos da próxima parcela do benefício Pé-de-Meia, no valor de R$ 200, começam hoje…
Foi registrado ontem (24), na 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita, uma tentativa de envenenamento.…
Um acidente do tipo tombamento foi registrado por volta das 17h de ontem (24) na…
A polêmica em torno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim…
O estudo Desafios da Gestão Municipal (DGM) divulgado neste domingo pelo Instagram especializado em economia…
A deputada estadual Cida Ramos, do Partido dos Trabalhadores (PT) defendeu que haja alternância entre…